Big City - Goldsieber

No Big City, os jogadores têm a oportunidade de construir a cidade dos seus sonhos. Claro que, cada jogador tem um sonho diferente e o resultado será uma cidade com uma mistura desses sonhos. O jogador começa com varias peças de propriedade e terá a oportunidade para trocar e adquirir mais propriedades. Nas suas propriedades, os jogadores irão construir a cidade dos seus sonhos, um edifício de cada vez. No início, a cidade é pequena e a construção limitada a residências e empreendimentos (empresas). Quando a cidade tiver maturidade e construir a câmara municipal, as restrições são menores e os jogadores podem construir linhas de eléctricos, bancos e outros novos edifícios existentes. Cada edifício dá pontos ao construtor e o jogador com maior número de pontos, no final do jogo, é o vencedor.

O fundamental para o Big City são os bairros e as propriedades. Eles estão descritos em primeiro para te dar uma boa compreensão do que eles são e como eles funcionam no Big City.

Bairros e PropriedadesExistem 8 bairros, quatro com 8 propriedades numa grelha de 2x4 e quatro com 9 propriedades numa grelha de 3x3. Os bairros estão numerados de 1-8. Dentro de cada bairro, as propriedades estão numeradas de 1 a 8 ou de 1 a 9.Considerando os dois números juntos, temos uma numeração única para cada propriedade. Por exemplo, as propriedades 11 a 19 são todas no bairro 1 e as propriedades de 21 a 28 são todas no bairro 2 e assim em diante.

Propriedades AdjacentesAlguns dos edifícios mais especiais só podem ser construídos em propriedades que sejam adjacentes a coisas muito específicas. Noutra situação um jogador pode receber gratificações por posicionar um edifício adjacente a uma coisa específica, Duas propriedades são adjacentes, se elas estiverem em lados opostos da mesma rua. A propriedade não precisa de estar no mesmo bairro para ser adjacente. No entanto, duas propriedades que estejam na diagonal uma à outra não são adjacentes.


Cartas de PropriedadeCada propriedade tem uma carta de propriedade associada. As cartas de propriedade têm número da propriedade na face e o número do bairro nas costas. Uma carta de cada bairro numerado de igual é especial, permite o posicionamento de um parque ou uma fábrica.
A posição das Propriedades
A posição da propriedade relativamente aos subúrbios da cidade é um pré-requisito para o posicionamento de certos edifícios e pode alterar o valor de outros. Uma peça de propriedade é sempre posicionada nos subúrbios da cidade ou no centro da cidade. Se, pelo menos um lado da propriedade for do lado de fora do limite da cidade, a propriedade está nos subúrbios da cidade. Caso contrário, é considerada como estando no centro da cidade.
É possível que os jogadores posicionem vários bairros como esses, existe um espaço vazio no seu centro, conforme se mostra na figura ao lado. As propriedades dentro desses limites da cidade estão no centro da cidade e não nos subúrbios, como um lado de fora do limite estará. Assim, a fronteira da propriedade num espaço como esse só pode ser nos subúrbios, se outro desses lados é num dos lados de fora da cidade.

Antes da primeira jogada, os jogadores efectuam rodadas colocando bairros para obterem a cidade inicial. O jogador inicial começa e os outros jogadores seguem-no pela ordem determinada em função do sentido dos ponteiros do relógio. Com 3 a 5 Jogadores, cada jogador coloca um bairro e com 2 jogadores, cada jogador coloca 2 bairros, alternando a sua vez de jogar para o fazer.
Assim, a cidade inicial tem os seguintes bairros:
2 jogadores bairros 1 a 5
3 jogadores bairros 1 a 4
4 jogadores bairros 1 a 5
5 jogadores bairros 1 a 6
Separa os bairros que irão ser usados na cidade inicial dos outros. Depois, os jogadores criam a cidade inicial com esses bairros. Na vez de jogar de um jogador, ele escolhe um bairro desse conjunto e posiciona-o adjacente a outro bairro já existente na cidade. O primeiro bairro já tinha sido colocado (ver preparação). Cada novo bairro deve ser colocado de modo a que, pelo menos, duas propriedades do novo bairro fiquem adjacentes a duas propriedades já existentes na cidade. Os bairros não se podem sobrepor.
A cidade está agora pronta para os jogadores começarem a jogar. Posiciona por perto, os bairros não usados na preparação inicial da cidade. Eles irão ser adicionados ao jogo mais tarde.
O jogador inicial começa e os jogadores seguem-se uns aos outros pela ordem determinada em função do sentido dos ponteiros do relógio até ao final do jogo. Na vez de jogar de um jogador, ele deve efectuar uma das seguintes cinco acções:
A. Posicionar um edifício, parque ou fábrica
B. Começar/Adicionar a linha de eléctrico
C. Colocar um novo bairro
D. Trocar cartas
E. Passar

O jogo termina quando todos os bairros tenham sido posicionados e os edifícios tenham sido colocados em todas as propriedades ou todos os jogadores passaram em sequência. Perto do fim do jogo, é possível que só um jogador tenha cartas que podem ser jogadas. Nesse caso, esse jogador irá continuar a jogar, colocando bairros, eléctricos, ou edifícios enquanto os outros passam até ele não conseguir mais ou quiser fazê-lo.

O vencedor é o jogador com o maior número de pontos no final do jogo.

Um jogo muito interessante e divertido, a fazer lembrar o SIMCITY do PC. Um dos melhores jogos de Franz-Benno Delonge. Infelizmente não vamos ter o prazer de conhecer novos jogos deste autor, uma vez que faleceu no ano passado, mas deixou outros bons jogos como o Container, Hellas e Dos Rios. Este último também já traduzi para a Netsurf.





Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: