Elasund - The First City - Mayfair Games

Nos anos a seguir à descoberta e à povoação da Ilha de Catan por navegadores corajosos, a população teve um aumento significativo. No campo e na zona costeira da ilha, novas colónias foram criadas e a troca de mercadorias entre as várias regiões da ilha tornaram-se ainda mais importantes.
Catan precisava de um centro de comércio. Assim, a população decidiu construir a sua primeira cidade. A localização ideal deveria incluir o porto, casas para os artesãos e para os comerciantes, armazéns, tabernas e uma grande igreja no centro. A população de Catan baptizou a sua nova cidade com o nome da terra natal dos seus antepassados, “Elasund”.
“Elasund” é o nome de uma pequena vila na costa Norueguesa no romance “The Settlers of Catan” de Rebecca Gable´s.
Um Jogo de Klaus Teuber
O tabuleiro de jogo mostra o lugar da futura cidade de Elasund. Grande parte do tabuleiro é uma área vazia, disponível para construção. Esta área está cercada por 3 lados, são os espaços para a construção das muralhas da cidade, e por um quarto lado, que é o mar. No meio, existe o lugar onde a igreja irá ser construída.
Irás trabalhar com os outros jogadores, com objectivo de construir a cidade de Elasund. Como um dos fundadores, irás tentar colocar o maior número possível de edifícios, construídos por ti, na área de construção existente na cidade. O espaço disponível na cidade é determinado em função do número de jogadores, e é delimitado pelas barreiras de limitação da cidade .
Para que possas construir um edifício, tens de pagar o montante necessário em ouro. Precisas também de ter o número correcto de Licenças de Construção.
A maioria dos edifícios produzem rendimentos. No início de cada jogada, lanças o dado e moves o Barco de Comércio para a posição que coincide com o número obtido do dado. Cada edifício que tenha pelo menos uma parte nessa linha (onde está o barco), pode produzir ouro ou influência, dependendo do tipo de edifício.
Tens quatro tipos de edifícios com o telhado na cor das tuas peças. Só tu podes construir esses edifícios. Para além desses, existem outros edifícios “neutros” que todos os jogadores podem construir.
Podes usar as Cartas de Influência para colocares Licenças de Construção adicionais, moveres as tuas Licenças de Construção, ou mesmo remover um edifício que é do mesmo tamanho do que aquele que estás a construir.
Podes ganhar uma Carta de Influência com a construção de parte da Muralha da Cidade. Algumas das peças de Muralha da Cidade deixa-te construir uma torre, a qual vale um ponto de vitória.
Alguns espaços têm desenhados 1 ou 2 moinhos de vento. Esses espaços são chamados de Zonas de Comércio, e se construíres nesses espaços irás ganhar 1 ou 2 Pontos de Comércio. Os Pontos de Comércio dão-te a possibilidade de moveres o teu marcador no Trilho da Pontuação de Comércio. Quando o teu marcador alcançar o espaço a seguir a outro vazio de bandeiras (espaços 3, 5, 7, 9 ou 11), podes colocar um Cubo de Pontos de Vitória. Se fores o primeiro jogador a colocar todos os teus 10 Cubos de Pontos de Vitória no tabuleiro de jogo, és o vencedor!
Para começar cada jogador lança os dados. Quem obtiver o maior resultado, começa o jogo.

A tua jogada está dividida em 4 fases, que tens de observar pela seguinte ordem:
1. Lançar os dados e todos os jogadores coleccionam cartas;
2. Construir até 2 edifícios;
3. Colocar 1 Licença de Construção ou tirar 2 Cartas de Ouro;
4. Usar 1 acção especial.
Depois de teres completado todas as 4 fases, o jogador que está ao teu lado esquerdo, começa a sua jogada.
Este é, para mim, o melhor jogo da série Catan, muito mais realista do que todos os outros. Está bem concebido a todos os níveis. Graficamente está bom, apenas o barco poderia ser um pouquinho melhor. Não posso de deixar de referir a excelente caixa do jogo, onde as peças ficam todas muito bem arrumadas. Creio que este jogo e o Domaine, são os melhores jogos de Klaus Teuber.
Já fiz a tradução das regras do jogo para Português.



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: