Jenseits von Theben <> Thebes - Queen Games


Os jogadores viajam pela Europa como arqueólogos, com o objectivo de adquirir os necessários conhecimentos para as suas expedições de escavação. Com a ajuda de assistentes, os jogadores obtêm o equipamento e serviços necessários às suas expedições. Uma vez equipados de forma apropriada, os jogadores rumam ao Egipto, Creta ou Mesopotâmia para escavar nesses lugares, na procura de valiosos artefactos, os quais lhes irão trazer fama e aumentar a sua reputação, na forma de pontos de vitória. Os jogadores que consigam arranjar exibições e visitem congressos, irão aumentar a sua reputação (pontos de vitória). Mas tudo isto custa tempo e o tempo é um recurso limitado. Quem melhor usar o seu tempo para planear escavações e exibições, irá pontuar mais pontos de vitória e ganhar o jogo.
Dependendo do número de jogadores, o jogo é jogado entre:
- 3 Anos com 2 jogadores;
- Cerca de 2 ½ anos com 3 jogadores; e

- 2 Anos com 4 jogadores.

Os jogadores escolhem um jogador inicial e posicionam o seu marcador de tempo no topo do monte dos marcadores no tabuleiro do jogo. Doravante, o jogador cujo marcador do tempo esteja em último (número mais baixo) no trilho do tempo é o jogador que efectua a sua vez de jogar. Se vários marcadores de tempo estão amontoados no último espaço do trilho da pontuação, o jogador cujo marcador está no topo do monte efectua a sua vez de jogar.
Assim, é possível para um jogador efectuar várias vezes de jogar de forma sucessiva, quando o seu marcador do tempo é o último e continua a sê-lo depois de efectuar a sua vez de jogar.

Na sua vez de jogar, um jogador executa uma das seguintes acções:
-Tirar uma carta de investigador>…em Berlim, Londres, Moscovo, Paris, Roma ou Viena
-Trocar as 4 cartas expostas>…em Warsaw
-Executar uma escavação>…na Grécia, Egipto, Creta, palestina ou Mesopotâmia
-Executar uma exibição>…em Berlim, Londres, Moscovo, Paris, Roma ou Viena

Quando o marcador do tempo de um jogador atravessar o espaço 52, um novo ano começa para esse jogador. Esse jogador vira imediatamente todas as suas autorizações de escavação para o lado válido, permitindo-lhe uma vez mais executar as escavações nesses lugares.
Quando o marcador do tempo do último jogador atravessar o espaço 52, o jogador move o marcador do ano para o ano seguinte.

Quando estamos a jogar no ano de 1903 e um jogador move o seu marcador, e atravessa a semana 52, ele pára no espaço 1. O jogador não pode executar mais acções, como também não pode usar mais semanas.
Quando os marcadores de tempo de todos os jogadores tiverem alcançado o espaço 1 depois do ano de 1903, o jogo termina e a pontuação final é calculada.

Um jogo muito interessante da Queen Games, com novos e originais mecanismos de jogo. Contudo estava à espera de mais, depois da grande expectativa em redor do jogo.


Já fiz a tradução das regras do jogo para Português.



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

3 comentários:

Carlos Abrunhosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Carlos Abrunhosa disse...

Ora viva!
Tenho especial interesse em jogar este jogo. Tu tens? Se tiveres será que podes trazer para o próximo encontro?
Abraço
Carlos

dreamwithboardgames disse...

oi!
Coloquei uma sondagem aqui no blog para o pessoal votar no jogo que querem que leve no próximo encontro.
Faz a tua escolha :)