Railroad Tycoon - Eagle Games


Estamos no ano de 1830. A era dos caminhos-de-ferro começou, e tu és o líder de umas das primeiras companhias de caminhos-de-ferro, a serem criadas.
As cidades estão cheias de potenciais passageiros, os campos agrícolas desta nova nação estão a produzir generosas colheitas, e existe um grande número de novas fábricas arrojadas em produzir produtos refinados! O potencial de lucro é enorme, mas quem irá obte-lo primeiro? A competição irá ser feroz, e só os melhores caminhos-de-ferro irão prosperar.
És tu quem decides quais são os melhores trajectos e quais as linhas que deves construir. Irás gerir uma companhia de caminhos-de-ferro, tendo como objectivo a entrega de mercadorias, para o conseguires, terás de captar uma parte desse mercado para a tua companhia. À medida que a tua companhia de caminhos-de-ferro se vai expandindo ao longo do território, vais ter de investir em novas e melhores locomotivas para que possas entregar as mercadorias de uma forma mais rápida e mais distante.
Conteúdo
· Tabuleiro
É o mapa com a metade da parte oriental do Estados Unidos, durante os primeiros 50 anos da era dos caminhos-de-ferro (1830-1880). O mapa está dividido em hexágonos, cada um deles pode conter cidades, montes (de cor castanha), ou terreno aberto (de cor verde). Os rios (de cor azul) atravessam alguns hexágonos, e as montanhas (linha castanha escura) encontram-se juntamente com alguns dos lados dos hexágonos.
Durante o jogo, os caminhos-de-ferro são construídos através da colocação de peças de linhas em hexágonos contínuos, de forma a que seja possível ligar cidades.

· Peças de LinhasPodem ser rectas, curvas ou cruzamentos.
As peças de linhas, são usadas para criar diferentes secções de uma linha de caminho-de-ferro, que possibilita a “ligação” entre duas cidades.

· Miniaturas de Locomotivas
Existem 25 de cor vermelha, amarela, verde, azul, roxa e preta.
As miniaturas de locomotivas são para colocar nas linhas de caminhos-de-ferro, para identificar a que jogador pertence essas “ligações”.

· Peças de Novas Cidades
A colocação de uma destas peças numa cidade de cor cinzenta, representa o crescimento da indústria, dentro de uma pequena cidade e a necessidade de novas mercadorias. Este novo crescimento significa que essa cidade mudou de cinzenta para uma nova cor, e a partir desse momento, cubos de mercadorias dessa cor podem agora serem entregues nessa cidade.

· Peças de “Western Link”
Existem 2 peças.

· Cubos de Mercadorias
Existem 25 de cor vermelha, amarela, azul, preta e roxa.
Os cubos de madeira são colocados nas cidades no início do jogo e serão entregues ao longo das linhas de caminhos-de-ferro para gerar pontos de vitória e lucros para as companhias de caminhos-de-ferro. Estas mercadorias representam a parte do negócio nesse mercado. Uma vez entregues, a companhia de caminhos-de-ferro que fez essa entrega, conseguiu com sucesso obter essa quota de mercado e como resultado conseguiu aumentar os seus lucros.

· DinheiroExistem notas de 1.000, 5.000 e 10.000 dólares.

· Certificados de Acções
Existem certificados de 1,5 e 10 acções.
Estes certificados representam a quantidade de títulos emitidos pela companhia de caminhos-de-ferro para se financiar. Uma vez emitidos, os certificados são colocados em frente do jogador, e o dinheiro correspondente ao seu valor, é entregue ao jogador pelo banco.

· Marca do Primeiro Jogador

· Cartas de Locomotivas
Estas cartas representam o investimento no melhoramento de todas as locomotivas de uma companhia de caminhos-de-ferro, através da substituição de um modelo antigo por um novo e melhor modelo de locomotiva. Todos os jogadores começam com a carta “1”. Este algarismo, determina o número máximo de “ligações” que os cubos de mercadorias podem percorrer para serem entregues pelo jogador.

· Marcas de Cidades AbandonadasQuando o último cubo de mercadorias sair de uma cidade para ser entregue, uma destas marcas (não importa qual delas) é colocada nessa cidade. Quando um determinado número destas marcas tenham sido colocadas no tabuleiro, o jogo terminará após ter sido completada a jogada seguinte à sua colocação.

· Cartas dos Magnatas dos Caminhos-de-ferro
Henry Farman
Ganhas 2 pontos por cada linha de caminhos-de-ferro que detenhas entre “Chicago” e outra cidade.

J.P.Morgan
Ganhas 6 pontos se tiveres o maior caminho-de-ferro (o maior número total de peças de linhas).

Jay Could
Ganhas 7 pontos se tiveres o menor número de certificados emitidos.

George Pullman
Ganhas 6 pontos se fores o primeiro jogador a melhorar o nível da tua locomotiva para o nível “6”.

Cyrus Holliday
Ganhas 5 pontos se tiveres construído a “Western Link”.

TheodoreD.Judah
Ganhas 8 pontos se tiveres o mais longo caminho-de-ferro (o maior número de peças de linhas consecutivas).

Cornelius Vanderbilt
Ganhas 5 pontos se tiveres efectuado a ligação entre as cidades de “New York” e “Chicago”.

James Fisk
Ganhas 7 pontos se fores o jogador com mais dinheiro.

Daniel Drew
Ganhas 7 pontos se fores o jogador com mais dinheiro.

Mark Hopkins
Ganhas 7 pontos se tiveres o menor número de certificados emitidos.

· Cartas de Operação dos Caminho-de-ferroTodas as cartas de “Operação de Caminhos-de-ferro”, tem um símbolo no canto inferior direito da carta. Cada símbolo está associado a uma regra ou regras para essa carta.
· Saco Preto


Preparação do Jogo
Colocar os cubos de mercadorias dentro do saco preto. Retirar do saco, sem ver, e colocar em cada cidade do tabuleiro, o número de cubos igual ao algarismo que cada uma dessas cidades tem. Num jogo de 2 ou 3 jogadores devemos reduzir em um, o número de cubos de mercadorias a colocar em cada cidade, no entanto, nenhuma cidade poderá iniciar o jogo sem que tenha pelo menos um cubo de mercadorias.
Colocar as peças das “Novas Cidades” e “Western Link” viradas para cima, ao lado do tabuleiro de jogo. Formar diferentes montes dos certificados de acções em função do valor. Colocar o dinheiro de forma a constituir um banco. Colocar todas as peças de linhas num dos lados do mapa.
O jogador mais novo torna-se no “Primeiro Jogador”, pelo que deverá receber a marca de “Primeiro Jogador”. Cada jogador terá de escolher uma cor e recebe todas as miniaturas de locomotivas dessa mesma cor. Cada jogador recebe uma carta de “Locomotiva” com o algarismo “1”, e deve colocá-la à sua frente.
Colocar uma marca de “Cidade Abandonada”, no primeiro de três espaços (algarismo 1), identificados como “Round” no tabuleiro de jogo.
Trilho do RendimentoO trilho em volta do mapa do tabuleiro de jogo, é usado para controlar a pontuação dos jogadores e o rendimento que o jogador recebe no fim de cada jogada. (Nota: Se um jogador obtiver mais de 100 pontos, move o símbolo do jogador de volta ao início do trilho e adiciona 100 à sua pontuação final. Se isto acontecer, os rendimentos do jogador irão diminuir, mas começarão de novo a aumentar).

Dinheiro e Certificados de Acções
Os jogadores começam o jogo sem dinheiro. A qualquer momento durante a sua vez de jogar, o jogador pode coleccionar um ou mais certificados de acções, colocando-os à sua frente, de modo a permitir visualizar que os mesmos foram emitidos por esse jogador. Por cada certificado de acções emitido, o jogador recebe 5.000 dólares do banco. Não há qualquer limite quanto ao número de acções que cada jogador pode ter em sua posse (emitir). Uma vez emitidos, os certificados de acções, não podem ser pagos. Devem permanecer com o jogador até ao fim do jogo e custará ao jogador um ponto de vitória por cada acção que o jogador tenha em sua posse, no final do jogo. (Nota: A emissão de acções não conta como sendo uma acção. Existem certificados que valem 1, 5 ou 10 acções, pelo que podem ser trocados de modo a ocupar menos espaço).

Cores
As cores dos cubos de mercadorias e as cores das cidades estão relacionadas. Um cubo de mercadoria só pode ser entregue numa cidade que tenha a mesma cor do cubo. A cor das locomotivas, não tem qualquer relação com os cubos ou cidades. A cor das locomotivas apenas identifica qual o jogador que detém essa linha de caminhos-de-ferro.

Magnatas dos Caminhos-de-ferroAntes de começar o jogo, cada jogador retira aleatoriamente uma carta de “Magnata de Caminhos-de-ferro”. Cada carta, representará o magnata (o jogador) que gere a sua companhia de caminhos-de-ferro e dá ao jogador pontos bónus de vitória no final do jogo, se conseguir alcançar o objectivo que consta dessa carta. Um empate com outro jogador pelo mesmo objectivo, determina que este não foi alcançado.
O jogador deve guardar a sua carta de magnata de forma secreta até ao fim do jogo, excepto quando a carta é “George Pullman”, neste caso a carta terá de ser revelada quando o objectivo for realizado.

Modo de Jogar
Cada jogada é constituída por três fases:

1.Determinar quem é o Primeiro Jogador.
2.Acções a Realizar pelo Jogador.
3.Rendimentos e Dividendos.

1.Determinar quem é o Primeiro Jogador.
Esta fase serve para determinar qual o jogador que irá ser o primeiro nessa jogada. O “Primeiro Jogador” da jogada anterior é o primeiro a entrar em acção (fazer oferta).
As licitações seguem a ordem dos ponteiros do relógio em torno da mesa. O jogador tanto pode aumentar a licitação anterior (oferece um maior valor) ou passa a vez. O valor mínimo da oferta inicial é de 1.000 dólares. Se um jogador optar por passar a vez, não poderá reentrar neste processo de licitação.
O jogador que fez a oferta mais alta, torna-se no primeiro jogador (recebe a marca de primeiro jogador e coloca-a à sua frente). O jogador tem de pagar ao banco o valor da oferta. Caso todos os jogadores optem por passar a sua vez, sem qualquer licitação, o jogador á esquerda do anterior “Primeiro Jogador”, torna-se no novo “Primeiro Jogador”.

2.Acções a Realizar pelo Jogador
Esta fase é constituída por 3 rodadas. Em cada uma delas, cada jogador pode efectuar uma acção, começando com o “Primeiro Jogador” e continua segundo os ponteiros do relógio em torno da mesa de jogo. Após cada rodada, o marcador colocado em “Round” avança um número e uma nova rodada de acções está terminada.
O jogador pode efectuar qualquer uma das seguintes acções quando está na sua vez de jogar:
2.1. Construir uma Linha;
2.2. Urbanizar;
2.3. Melhorar a Locomotiva;
2.4. Entregar um Cubo de Mercadoria;
2.5. Retirar uma Carta de “Operação de Caminhos-de-ferro”;
2.6. Construir “Western Link”
3.Rendimentos e Dividendos.Agora, todos os jogadores recebem o montante de rendimentos indicado (em milhares de dólares) no espaço do “Trilho do Rendimento” ocupado pela sua locomotiva.
Uma vez recebidos os seus rendimentos, os jogadores têm de pagar os “dividendos das acções”.
O jogador tem de pagar 1.000 dólares por cada acção que possua (emitida), Se o jogador tiver de pagar mais dividendos do que o dinheiro que possui, mais acções tem de emitir para poder efectuar a liquidação dos dividendos. Esta emissão de novas acções só influencia os cálculos dos dividendos na próxima fase de “Rendimentos e Dividendos”.
Nesta altura, qualquer “ligação incompleta” (peças de linhas que não façam a ligação entre duas cidades) são removidas do tabuleiro.
A marca de “Round” regressa ao algarismo “1” e começa uma nova jogada.

Fim do Jogo
O jogo termina no fim de ter sido completada a jogada seguinte àquela em que um certo número de marcas de cidade abandonada tenham sido colocadas no tabuleiro. O número de marcas de cidade abandonada que determina o fim do jogo, depende do número de jogadores:

2 jogadores 10 marcas;
3 jogadores 12 marcas;
4 jogadores 14 marcas;
5 jogadores 16 marcas;
6 jogadores 18 marcas.

Quando o jogo acaba, os jogadores contam os pontos de vitória. Cada certificado de acção que o jogador detenha, faz recuar a sua locomotiva em um espaço no “trilho do rendimento”. Cada ponto nesse trilho vale 1 ponto de vitória.
O jogador com mais pontos de vitória é o vencedor. No caso de existir um empate, o que tiver mais “ligações” vence. Se ainda persistir o empate, então quem tiver mais dinheiro é o vencedor.



Este é um dos meus jogos preferidos. O tabuleiro é gigante ocupa a mesa toda da sala de jantar. Para mim é um dos melhores jogos de Martin Wallace e com toda a certeza, o melhor jogo sobre comboios em tabuleiro. Recomendo a sua aquisição, sei que é muito difícil arranjar um exemplar, contudo vale a pena o investimento.

Já fiz a tradução das regras do jogo para Português.





Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: