Arkadia - Ravensburger

Numa terra distante, existe uma região com montes ligeiramente ondulados e vales férteis. Viajantes estabeleceram-se na região e estão a criar as bases para a cidade de Arcadia. Além dos vários edifícios da cidade, o glorioso castelo é para ser construído em ascensão. Quatro prósperas famílias – comerciantes de tecidos, comerciantes de especiarias, carpinteiros e artesãos de prata – procuram aumentar o seu prestígio e a sua influência, e por isso, competem pela maior parcela de construção do castelo. Os jogadores desempenham a função de arquitectos. Eles foram encarregados pelas 4 famílias para planear e completar a construção da cidade e do castelo.
Conteúdo:

1 Tabuleiro de jogo;
1 Lugar de construção do castelo (com 10 espaços para as peças do castelo);
4 Biombos (tenda) na cor dos jogadores, amarelo, laranja, verde e roxo;
40 Cartas de construção;
40 Construções em 7 formatos diferentes (1) Casa, (2) Quinta, (3) Taberna, (4) Moinho, (5) Oficina de Ferrador, (6) Mercado, (7) Abadia;
88 Selos de 4 famílias (incluindo 8 com o valor de 5);
- Vermelho = Comerciantes de Tecidos;
- Verde oliva = Comerciantes de Especiarias;
- Preto = Carpinteiros;
- Prata = Artesãos de Prata;
44 Trabalhadores (11 de cada cor dos jogadores);
24 Trabalhadores neutros (bege);
8 Peças de castelos;

Os jogadores constróem os edifícios da cidade de Arcadia assim como o castelo central.
Para construir os edifícios, recebem os selos de 4 famílias. Sempre que uma construção é finalizada, o castelo é aumentado. O valor dos selos das 4 famílias altera-se em função da construção do castelo e depende do peso que cada família tem na sua construção. Cada jogador pode negociar os seus selos por ouro, várias vezes, durante o decorrer do jogo – os jogadores escolhem quando o querem fazer. O vencedor é o jogador com mais ouro no final do jogo.
O jogador mais novo é quem começa a jogar, os restantes jogadores seguem a ordem dos ponteiros do relógio.
A jogada de um jogador está dividida em duas partes:

1. Tem (Obrigatório)
O jogador escolhe uma das duas possibilidades de acções:

A) Joga uma carta de construção e coloca a peça respectiva
ou
B) Coloca um ou mais trabalhadores

2. Pode (Opcional)
Depois disso, o jogador pode colocar um galhardete de arquitecto (dos quatro).
O fim do jogo é desencadeado, quando o jogador coloca a última peça de castelo no segundo piso da construção do castelo, perfazendo a colocação de 20 peças de castelo na sua construção.
Agora, cada jogador tem apenas mais uma jogada – terminando com o jogador que desencadeou o fim do jogo. Quando os edifícios são completamente cercados durante esta última jogada, são colocadas no castelo, as peças da provisão do terceiro nível. Após esta última ronda por todos os jogadores, o jogo termina. Cada jogador pode trocar todos os seus selos que ainda lhe restam.
O vencedor é o jogador que tiver coleccionado mais ouro. No caso de empate, todos os jogadores empatados, podem celebrar a sua riqueza e partilham a vitória
Um jogo simples de aprender e de jogar, muito interessante, divertido e original. Recomendo a sua compra.

Um jogo de Rüdiger Dorn. Autor de jogos como o Goa, Robber Knights, The Traders of Genoa, Journey to the Center of the Earth, e mais recentemente Diamonds Club.

Podem ler a entrevista que o jogoeu fez com o autor.

Não posso deixar de referir a simpatia de atendimento por parte da Ravensburger, que resolveu a falta de um trabalhador, enviando-me um saco completamente novo cheio de trabalhadores de todas as corres.

Prémios do jogo:
Spiel Des Jahres - Nominee 2007
Mais sobre o jogo...


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

1 comentário:

Carlos Abrunhosa disse...

Tenho este jogo e gosto muito dele! Mas demora muito montar o setup inicial e para arrumar no final!

Mas é muito bom sem dúvida nenhuma.