London 1888 - Nekocorp


Prefácio
Corria o ano de 1989, depois de ver uma produção televisiva de David Wicker, com Michael Caine como actor priancipal, comecei a ler tudo o que podia pôr a mão sobre o assassino de Whitechapel. Um pouco como um detective, peguei nas pistas, examinei todos os indícios e ligações... Foi cativante. Quero que partilhes a minha paixão por esta investigação, e a criação deste jogo, foi a oportunidade perfeita para que possas fazer parte dela.
Descobrir a identidade do “Jack, o Estripador” é um desafio que me tem atraído ao longo de muito anos. É incrível o número de suspeitos, mesmo incluindo o autor Lewis Carrol. No entanto, mais de um século depois, ninguém tem sido capaz de encontrar uma solução definitiva para o mistério... excepto, talvez tu...
Damien Marc – Setembro de 2005
O CasoForam cometidos dois assassinatos horrendos em Londres no final do ano de 1888. As vítimas foram Smith e Martha Tabram. Nesse Outono, ao longo três meses, Whitechapel a Este de Londres, estava a ser aterrorizada por um assassínio em série, que veio a ser conhecido como o “Jack o estripador”.
Depois de ter cometido mais cinco assassinatos, ele subitamente parou. A Scotland Yard nunca solucionou o caso, até aos dias de hoje, a identidade do assassino permanece um mistério.
O jogo começa pouco de depois dos primeiros dois assassinatos; irão haver mais cinco assassinatos antes de o “Jack, o Estripador” desaparecer sem deixar rasto. Cada jogo é diferente, o “Jack, o Estripador” pode esconder-se por detrás de qualquer personagem. Ele poderá ser um membro da nobreza ou da polícia, pode encontrar-se entre os ricos ou os pobres.
Existem vários pontos de vista de como podes jogar o jogo:
- És o “Jack, o Estripador”. Não te deixes prender. Foge e suicida-te se vires que a tua identidade está prestes a ser descoberta;
- És inocente. Ajuda a polícia e o povo a capturar o “Jack, o Estripador” antes que ele desapareça.
-Tu és um cúmplice. Protege o “Jack, o Estripador” até o quinto corpo ter sido descoberto ou até o “Jack, o Estripador” consiga chegar a casa e suicidar-se.
No início do jogo podes decidir se a tua personagem irá jogar sozinha ou numa equipa. Por exemplo, o Inspector Abberline pode jogar com o Sargento (sergent) Godley e o Comissário (Comissaire) Sir Charles Warrem, uma vez que eles são todos policias. Durante o jogo, essas equipas podem mudar. Por exemplo, se o Gull é o “Jack, o Estripador”, o Warren tem de esconder as coisas até depois da quinta morte. O Abberline e Godley formam uma nova aliança com outras personagens. Mas não te esqueças que um membro da polícia, como o Abberline pode ser o “Jack, o Estripador”, e o Godley irá por isso ser o seu cúmplice.
Durante o jogo, as alianças são feitas e quebradas. És livre de jogar sozinho, ou com um ou mais jogadores, e de mudares isto durante o jogo (Consulta as cartas de personagens para ver as alianças).
O jogo é composto por várias jogadas, começando por tirar uma carta de evento. Uma vez de jogar dá a cada jogador um movimento. No início da primeira vez de jogar, não é tirada uma carta de evento. Quando a quinta vítima é descoberta o jogo termina. Se o “Jack, o Estripador” não tiver sido capturado ou morto, então ele ganha, sozinho ou com os seus cúmplices. Ele também ganha suicidando-se. Nós agora iremos examinar isto com mais detalhe.
A carta de Absinto mostra quem inicia a jogada. Esta é passada para a esquerda no final de cada jogada.
Alguém na posse da carta de Absinto, não pode usar a Carta de Prisão (Arrestation) e a carta de Toque de Recolher (Couvre Feu).
Adicionalmente, se um jogador estiver sob recolha quando ele recebe a carta de Absinto, a recolha é cancelada.
O jogo demora entre 11 a 21 jogadas. Uma carta homicídio está na décima posição do monte de eventos, pelo que se as outras quatro cartas de eventos/homicídio estiver antes dela, o jogo irá finalizar depois de onze jogadas, se não pode demorar até 21 jogadas.
O primeiro a jogar é o Abberline, a quem é dada a carta de Absinto, depois o jogador à esquerda e assim em diante. Durante a sua vez de jogar, cada jogador tem cinco fases que pode, com a excepção da primeira e última fases, efectuar por qualquer ordem que deseje. Por exemplo, um jogador lança o dado e obtém um seis. Ele pode mover-se por dois quadrados, entrar num edifício (o qual conta como um quadrado), investigar o edifício (a fase da decisão), deixar o edifício e continuar o seu movimento.
1-Tirar do baralho duas cartas de acção
O jogador tira duas cartas de acção e examina-as sem as mostrar aos outros jogadores.
2-Lança o dado e move a personagem no tabuleiro
O jogador não precisa de obter do dado o número exigido para entrar num edifício, contando que o número obtido seja maior. Nem ele tem de se mover pelo número exacto que obteve do dado: ele pode parar o seu movimento a meio. Por exemplo, se obtiver um três, o jogador pode mover-se por um a três quadrados.
3-Joga uma ou mais cartas de acção
O jogador pode, à sua descrição, jogar qualquer carta de acção que tenha. Cada carta, quando jogada, é descartada e posicionada com a face virada para cima no monte das cartas descartadas. Quando todas as cartas tiverem sido descartadas, elas são baralhadas e o baralho é restabelecido.
4-Tomar uma decisão
Durante esta fase, o jogador pode escolher uma, e apenas uma, decisão de entre aquelas que se seguem:
A)Recuperar pontos de vida através do uso de uma ou mais fichas de pontos de vida.
B)Usar a arma, o que só pode ser feito uma vez por jogada
O jogador pode, dependendo do alcance da arma usá-la a curta ou longa distância. O jogador que for atingido roda a sua carta de acordo com o número de pontos que tenha perdido.
Um jogador não pode disparar sobre alguém num edifício, a menos que ele entre nesse edifício.
No caso oposto, disparar para a rua a partir de um edifício, também não é permitido.

C)Interrogar um jogador
A tua personagem e a do outro jogador têm de estar lado a lado (no mesmo quadrado). Seleccionas uma carta de identidade do outro jogador. O jogador interrogado vira a carta e realiza as acções especificadas na carta.
D)Revistar um edifício, uma vez dentro dele
Tirar uma ficha. Se o jogador encontrar uma arma, ele descarta a ficha do jogo e tira uma carta de arma do baralho, a qual ele depois posiciona ao lado da sua carta de personagem. Se ele já tiver uma, ele pode descartar quer a que tinha ou a nova carta de arma, e posiciona-a, com a face virada para cima, no monte das cartas descartadas. Se ele encontrar dinheiro ou pontos de vida, ele posiciona a ficha ao lado da sua personagem. Se ele encontrar uma ficha de acção, ele tira uma carta de acção e adiciona à sua mão.

E)Comprar
O jogador pode, ao entrar numa de duas lojas e pagando o preço correcto, escolher qualquer arma que goste do monte. O preço cobrado nas lojas é de £5 (a menos que uma carta de evento ou acção altere a situação). Ele pode comprar, se o desejar, uma arma de defesa, o Colete de Couro (Plastron de Cuir) adicionalmente à sua arma de ataque. Ele deverá pô-la à sua frente e pagar o preço afixado.

F)Sugerir uma troca com outro jogador
Para fazer isto, a tua personagem e a do outro jogador têm de estar lado a lado (no mesmo quadrado). Eles podem trocar uma carta (arma ou acção) ou uma ficha (dinheiro ou vida). Qualquer troca na proporção de um por um é permitida.

G)Negociar, se o jogador estiver no mercado negro
Um jogador no mercado negro pode vender qualquer coisa (carta de acção, armas, fichas de vida), comprar armas mais baratas do que nas lojas, ou comprar uma pista.
H)Não faz nada.
5-Decartar cartas de acção em excesso
O jogador descarta cartas de acção em excesso que tenha na sua mão, as quais são posicionadas, com a face virada para cima, ao lado do monte das cartas de acção. No final desta fase cada jogador tem de ter apenas duas cartas na sua mão, excepto Abberline, cuja capacidade especial lhe permite deter 3 cartas de acção.
Quando a jogada estiver completada, outra tem início com a passagem da carta Absinto ao jogador da esquerda, o qual irá ser o primeiro jogador na próxima jogada. Uma nova carta de evento é tirada e a acção na carta é efectuada. Depois a nova jogada começa com o jogador que detém a carta Absinto. O jogo contínua até que os cinco homicídios tenham sido descobertos.
A descoberta do Jack o Estripador
Quando o “Jack, o Estripador” é identificado, é lhe dado a carta do Bisturi. Ele pode guardar esta carta adicionalmente a outra arma à sua escolha. Se o “Jack, o Estripador” é desmascarado antes dos cinco homicídios terem sido descobertos, ele tem de fugir, com ou sem a ajuda do seus cúmplices, até a carta de evento revelar o quinto homicídio. Ele pode perder ao ser detido pelo Abberline ou Godley, ou ser morto por qualquer jogador.
Contudo, ele pode ganhar cometendo suicídio. Ele tem de ir para casa, para o edifício onde começou o jogo e depois suicidar-se, usando o Corda (Corde) ou o Corda desgastada (Corde Usée). A arma da Corda de Estrangulação (Filin D’Étranglement) não pode ser usada para o suicídio. Por exemplo, se fores o Abberline ou o Godley e fores o Estripador, tens de ir para a Esquadra da Polícia, o teu lugar de partida no início do jogo. Se fores o Prince Albert Victor vai para o Palácio real, etc…
Resultados e o fim do jogo
Existem várias possibilidades de resultados, dependendo como o jogo for jogado:
·Os cinco corpos são descobertos e o Jack não é preso ou morto. Ele ganha o jogo.
·Os cinco corpos ainda não foram descobertos, mas a identidade do “Jack, o Estripador” é conhecida. Agora, ele tem, com a ajuda dos seus cúmplices, se ele tiver algum, escapar da polícia e do povo, ou suicidar-se. Ele ganha o jogo com os sues cúmplices assim que o quinto corpo é descoberto ou se ele conseguir regressar ao seu lugar de partida (a casa) e suicidar-se.
·Se o “Jack, o Estripador” for capturado, vivo ou morto, por outro jogador, quando a identidade do criminoso for conhecida, os inocentes ganham.
·Se o “Jack, o Estripador” for morto, sem que se tenha conhecido a sua identidade, já que a sua carta de identidade/papel não foi revelada, o jogo continua, até os outros jogadores terem descoberto todas as outras identidades, o “Jack, o Estripador” pode ainda ganhar, se a quinta vítima for descoberta, antes de todos as identidades terem sido reveladas.
Se o “Jack, o Estripador” for desmascarado e for depois preso pelo Abberline ou Godley, ele não pode jogar a carta de corrupção. É uma capacidade especial das suas personagens pelo que nem o Warren, nem o Prince podem ser detidos (antes do evento de demissão do Warren). Eles têm por isso de ser mortos se eles forem o “Jack o Estripador”.
Quando os jogadores souberem quem é o “Jack, o Estripador”, qualquer um pode matá-lo sem ir para a prisão. As passagens secretas podem ser extremamente úteis. Usa-as de forma prudente. Se a quinta vítima é descoberta então o jogo termina.


Um jogo muito interessante com mecanismos originais sobre a identificação de suspeitos, apesar de ter algumas parecenças, neste capitulo, com o Shadows over Camelot. O jogo peca um pouco pelo seu preço e por ser editado apenas em Francês.
Contudo, quem gosta do Mystery of Abbey, Cluedo e Mr. Jack, vai com toda a certeza gostar deste jogo.

Mais sobre o jogo...

Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

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