Aqua Romana - Queen Games

Um jogo para 2 a 4 jogadores de Martin Schlegel.

Água: bem vital e essencial para o desenvolvimento do Império Romano. Para assegurar que água suficiente era abastecida à população, os mais hábeis mestres-de-obras construíram os aquedutos – as mais empolgantes construções da antiguidade, as quais atravessam longas distâncias. Os mestres-de-obras superavam os problemas dos vales profundos e dos terrenos difíceis sem terem equipamento técnico. Compete contra outros jogadores, tentando construir o mais longo aqueduto.

Material do Jogo:
1 Tabuleiro – com 84 quadrados de jogo vazios e 4 peças de curvas impressas de um aqueduto.
84 Peças – com quatro tipos diferentes de componentes de aqueduto: curvas, secções de recta, pontes e duplas curvas.
16 Trabalhadores em madeira nas quatro cores dos jogadores – constroem os aquedutos.
4 Peças Iniciais nas quatro cores dos jogadores – mostrando em ambos os lados os depósitos de água com saídas diferentes.
17 Mestres-de-Obras em Madeira - os mestres fornecem um tipo de componente ao aqueduto.
1 Folha auto-adesiva – para os mestres-de-obras. Um autocolante na frente e outro no verso com o mesmo desenho.
1 Conjunto de Regras.


Objectivo do jogo:
A Roma Antiga recebia a sua água potável que necessitava através de longas linhas de fornecimento de água: os aquedutos. Cada jogador na qualidade de construtor principal, tenta fazer os seus aquedutos os mais longos possíveis, tendo para o efeito a ajuda dos seus mestres-de-obras e dos trabalhadores, para assim obter o maior número de pontos possíveis. Contudo, por vezes nem todos os recursos estão disponíveis. Cada nova peça de aqueduto só pode ser construída com a ajuda do mestre-de-obras apropriado, porque são os mestres-de-obras, que fornecem os componentes para curvas, secções de recta, pontes e curvas duplas. É importante uma boa planificação para que o jogador finalize o seu aqueduto no momento certo para ganhar pontos.

Joga-se no sentido dos ponteiros do relógio. O jogador mais velho é o jogador inicial. Este jogador efectua um movimento completo, o qual pode incluir as seguintes acções:
- Ampliar o Aqueduto
- Fechar um Aqueduto
- Pontos por um Aqueduto Fechado

Depois de o jogador completar o seu movimento, é a vez de jogar do jogador à sua esquerda.

Para ampliar um aqueduto, um jogador efectua os seguintes passos:
- Escolhe o trabalhador e o mestre-de-obras apropriado;
- Deita a peça correspondente;
- Avança o trabalhador;
- Avança o mestre-de-obras.
Depois de um peça ter sido deitada, os jogadores verificam se algum aqueduto tenha sido fechado e se foram, quantos.

No final da vez de jogar de um jogador, pontos são atribuídos por todos os aquedutos que tenham sido acabados de fechar, caso pertençam ou não ao jogador.
Os números de quadrados por onde o aqueduto passa são contados. Cada um deles vale 1 ponto.
Se um aqueduto fizer a passagem de um quadrado por uma segunda vez, este quadrado conta como 1 ponto adicional (2 pontos no total). A peça inicial com o depósito não conta.


O trabalhador cujo aqueduto tenha sido acabado de fechar é posto no pódio com o número correspondente de pontos, na borda do tabuleiro.
Se o pódio já tiver sido ocupado, o trabalhador é posicionado no pódio inferior seguinte, aos pontos que obteve e que esteja livre.


Por cada aqueduto que seja fechado durante a actual vez de jogar, o jogador que detêm o aqueduto escolhe um mestre-de-obras da reserva, desde que exista algum disponível.
Se nenhuma peça for deitada para uma jogada, o jogo termina com o jogador que deitou a última peça. Os pontos ainda são atribuídos pelos aquedutos abertos, começando com o jogador que está na sua vez de jogar.
Depois, tem lugar a pontuação final.


O vencedor é o jogador cujos trabalhadores em conjunto pontuem o maior número de pontos.

Estamos perante um jogo muito interessante, muito divertido, fácil de jogar e muito táctico, que requer muita atenção sobre os movimentos dos oponentes.
Apesar de algo parecido com o “Metro”, o “Aqua Romana” tem um mecanismo diferente de obtenção de peças para colocar no tabuleiro. Enquanto no "Metro" as peças são tiradas à sorte, aqui as peças são tiradas em função dos Mestres-de-Obras. Além disto, as peças do “Metro” têm 6 saídas possíveis, no “Aqua Romana” temos 2 ou 4.
Quem gosta do metro deve comprar este jogo. Vale mesmo a pena!


Prémios do jogo:
- GAMES Magazine - Best Family Strategy Game Runner-Up 2007
- Spiel Des Jahres - Nominated 2006




Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: