Jarnac - Blackrock Editions



Um jogo de E. Lombard para 2 jogadores ou 2 equipas, a partir dos 7 anos, com a duração de 40 minutos.


COMPONENTES DO JOGO
1 Livro de regras / 2 tabuleiros / 1 saco com 166 letras
Letras a serem removidas para jogar em Português: 1K-2W-2Y-1Ä-1Ö-1Ü-2IJ-1LL-1CH-1Ñ

OBJECTIVO DO JOGO
Ter mais ponto que o teu oponente fazendo palavras com 3 a 9 letras. Qualquer palavra encontrada no dicionário é permitida, excepto nomes próprios, prefixos, acrónimos, siglas, símbolos e palavras compostas.
As palavras são construídas horizontalmente nos espaços facultados no tabuleiro. Não contam as combinações verticais.


MODO DE JOGAR
Cada jogador ou equipa recebe um tabuleiro.
Escolhe um método para determinar quem joga primeiro (tira à sorte, jogador mais velho, jogador mais novo, etc.).
Coloca todas as letras no saco.

O primeiro jogador tira seis letras do saco e posiciona-as na sua reserva, o espaço à esquerda do seu tabuleiro.
* Se as letras forem todas consoantes, o jogador pode trocar a última letra que tirou por outra do saco até que tire uma vogal.
Usando as letras da sua reserva, o jogador constrói uma palavra, posicionando-a na primeira linha do seu tabuleiro. A palavra tem de ter pelo menos três letras.
A seguir, o jogador tira uma nova letra e posiciona-a na sua reserva.
Esse mesmo jogador para continuar a jogar deverá realizar uma das seguintes acções:
1.Usando as letras da sua reserva construir uma nova palavra, com pelo menos 3 letras, posicionando-a na linha seguinte vazia do seu tabuleiro ou
2.
Alterando uma palavra já posicionada no seu tabuleiro, adicionando uma ou mais letras tiradas da sua reserva. O jogador pode alterar a posição das letras de qualquer palavra já posicionada, mas não pode remover nenhuma das letras. Nem pode trocar letras de uma linha para outra.
Depois de fazer 1 ou 2, esse mesmo jogador tira outra nova letra do saco e adiciona-a à sua reserva e continua a jogar como descrito em cima.

Sempre que uma nova palavra é criada, o jogador tira uma nova letra.

Quando o jogador A não puder fazer uma nova palavra ou adicionar letras a uma palavra existente, ele diz “PASSAe o seu turno terminou.

O jogador B deverá escolher uma das seguintes possibilidades:
1. Dizer “Jarnac” de imediato.
2. Tirar 6 letra que colocará no seu tabuleiro *
* O jogador tira 6 letras quando se tratar do seu 1º turno do jogo.

Nas jogadas seguintes o jogador escolherá entre estas 2 possibilidades:
1. Tira uma nova letra e adiciona-a à sua reserva.
2. Remove três letras (nem mais, nem menos) da sua reserva e tira três novas letras do saco e adiciona-as à sua reserva.

Dizer “JARNAC”
Se o jogador opositor verificar que o jogador que passou (disse “PASSO”) ainda era capaz de construir uma nova palavra ou adicionar letras a uma palavra, usando as letras da sua reserva, ele diz “JARNAC” logo a seguir ao seu oponente ter dito “PASSO”. De seguida, ele pode “roubar” as letras em questão e posicioná-las no espaço seguinte vazio do seu próprio tabuleiro.

Depois de um “JARNAC” o jogador que disse “JARNAC” começa o seu turno normalmente, tirando uma nova letra ou trocando três letras e tentando adicioná-las às palavras existentes ou criando novas. Se um jogador disser “JARNAC” no seu primeiro turno, ele tira seis letras e começa a jogar.

É possível mais do que um “JARNAC”.


FIM DO JOGO
O jogo termina quando estas três condições são alcançadas:
1. Um jogador constrói a oitava palavra
2. Ele não pode usar nenhuma das letras da sua reserva
3. Quando o seu rival não pode dizer “JARNAC”.
Se a oitava palavra de um jogador for o resultado de um “JARNAC”, então esse jogador tem mais um turno. Ele tira uma nova letra e, se possível, adiciona –a a uma palavra existente. A seguir diz “PASSO”. Se o jogador opositor puder dizer “JARNAC” o jogo continua. Se não houver nenhum “JARNAC”, então o jogo termina.

Ganhar o Jogo
Para determinar o vencedor soma o total de todas as letras jogadas. Os números no topo do tabuleiro indicam o valor de cada palavra, baseando-se no seu tamanho (uma palavra de três letras vale 9 pontos, uma palavra de quatro letras vale 16 pontos, etc.). O vencedor é o jogador com a maior pontuação total.

Alguns conselhos:
Começar com uma palavra pequena pode dar-te mais opções.
Joga rápido. Isso faz com que o teu oponente tenha menos tempo para pensar na procura por um “JARNAC”.
Em caso de conflito, consultar um dicionário. Não há qualquer penalização por fazer isso.

Regras para Jogadores Experientes:
» Existe um limite rigoroso de tempo, um minuto para cada turno.
» No caso de contencioso, um jogador tem de declarar “Descordo” antes de uma nova letra ser tirada, é consultado então um dicionário.
- Se a palavra está correcta, o jogador que está no seu turno tira duas letras em vez de uma e continua a jogar.
- Se a palavra está incorrecta, então a sua palavra é removida e as suas letras regressam à sua reserva. O seu turno está terminado. O jogador acusador pode agora dizer “JARNAC”. Independentemente de dizer ou não “JARNAC”, ele tira duas letras em vez de uma (ou descarta três letras e pega quatro novas) e o jogo prossegue.

O dicionário só pode ser usado para situações de contencioso.

Já há muito tempo que tinha curiosidade em jogar este jogo. Como apreciador deste tipo de jogos, onde o Scrabble é mais conhecido, tinha muitas expectativas em relação ao Jarnac, dadas as notícias que tinha lido sobre o jogo.
A caixa do jogo está apelativa.
A maior novidade está no interior, onde encontramos dois tabuleiros, um para cada jogador, ou equipa, para construir as palavras. Os tabuleiros estão interessantes, têm linhas individuais para posicionar as palavras, não faltando o pormenor de ter um espaço para posicionar as letras que ainda não foram utilizadas na construção de uma palavra.
Ao contrário do Scrabble, o Jarnac não tem um tabuleiro comum para todos os jogadores construírem palavras. No Jarnac, os tabuleiros são individuais e só se podem construir palavras na horizontal. Contudo, é permitido alterar uma palavra, trocando a ordem das letras ou acrescentando letras. No entanto a maior originalidade do jogo é a pronúncia da palavra “Jarnac” que na prática significa roubar letras ao nosso oponente. Letras que formam uma palavra, mas que o nosso adversário não deslumbrou a sua construção. Esta regra do jogo, obriga a uma maior atenção sobre todas as palavras que já construímos e sobre as letras que temos disponíveis na nossa reserva, para que o nosso oponente não as possa roubar. Este aspecto em particular torna o jogo muito divertido e emocionante.
Apesar das letras serem em cartão, são de qualidade. Os autores tiveram o cuidado de fazer as letras com a espessura necessária para agradar ao tacto e para serem resistentes ao desgaste.
Estamos perante um jogo de construção de palavras diferente do Scrabble. Por isso os apaixonados do Scrabble vão adorar este jogo. Quem nunca jogou este tipo de jogos, acreditem que não vão ficar indiferentes a este Jarnac.
O Jarnac tem regras simples e muito bem explicadas, porém é preciso fazer uma pequena adaptação à língua portuguesa, retirando as peças que sugeríamos na versão portuguesa das regras.
É um excelente jogo para duas pessoas, mas também é muito interessante em jogos de equipa. Em qualquer dos casos é um jogo divertido, que pode ser jogado por toda a família, mas atenção é viciante.

Tema/Objectivo









10
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,5


dreamwithboardgames
E-LombardBlackrock Editions
Comprar o JogoBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva
Carla Bispo

Sem comentários: