Arriala - Ludocom


Um jogo de Florian Fay para 2 a 4 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 30 minutos.

Sob o reinado de Luis XIV, Pierre-Paul Riquet era um sénior oficial intendente e um brilhante engenheiro civil. Ele iniciou a construção do Canal de Deux Mers, baseada na sua ideia de projecto para um sistema de abastecimento de água para o canal, usando a área em redor da cordilheira geológica conhecida como a Montagne Noire.
À data da sua morte, em 1680, o seu projecto permanecia incompleto. O apelidado Canal de Garonne e mais especificamente a secção do canal anteriormente conhecido como o Canal Garonne Lateral só foi finalizado muito mais tarde no sec. XIX.
Joga o jogo e tem a oportunidade de experimentar a construção, passo a passo, desde a Vila de Grisolles à Vila de Valence D´Agen, no coração da região de Tarn-et-Garonne, no sudoeste de França.
Cada jogador assume o papel de Project Manager que precisa gerir da melhorar maneira o uso dos seus trabalhadores para construir a secção mais longa de Arriala (canal, no dialecto sulista). Irás controlar o trabalho no local e vais dar ordens a todos os trabalhadores. Contudo, só os trabalhadores da tua equipa vão poder ganhar Pontos de Prestigio, que obténs através do trabalho completo, secção a secção. Cabe-te a ti assegurar que monitorizaste cuidadosamente o teu staff no local, quando a construção é finalizada. A tua competência também inclui a gestão de vinhas, que são um contributo determinante para a reputação da área e mais importante do que isso, possibilitará a obtenção de mais pontos de prestígio no final do jogo.
Durante todo o jogo, vais descobrir a cultura local e irás desempenhar um papel importante no crescimento económico dessa linda região Francesa. FAZ HISTÒRIA e vive o legado de Riquet!

Conteúdo • 1 Tabuleiro de Jogo que inclui o trilho da pontuação e dicas
• 55 Cartas
• 18 Marcadores de Construção
• 8 Peças de “represa”
• 20 Peões de trabalhadores (5 por jogador)
• 4 Marcadores de pontuação (1 por jogador)
• 2 Estruturas, a “Ponte do Canal Cacor” e a “Comporta de água de Montech”, incluindo os receptivos barcos.
• Livro de Regras

ObjectivoObter o maior número de Pontos de Prestígio para se tornar no melhor Project Manager.
Ganhas Ponto de Prestígio sempre que tenhas completado a construção de um fragmento do rio (uma secção entre duas represas) do Canal de Garonne, quando tenhas montado uma estrutura do canal ou construído por perto, uma construção à beira rio. Também podes ganhar Pontos de Prestígio através do controlo das vinhas da região, isso irá ser adicionado à tua pontuação no final do jogo.


Preparação do Jogo
Posiciona o tabuleiro do jogo no centro da mesa.
Cada jogador recebe 5 trabalhadores da mesma cor, assim como 1 marcador de pontuação da mesma cor e 2 cartas.
Baralha o resto das cartas e forma um baralho.
Posiciona o baralho de cartas, as peças de “represas” e os marcadores de construção ao lado do tabuleiro do jogo.
Coloca os marcadores de pontuação no espaço “0” do trilho da pontuação.

Preparação com 4 jogadores: Usa todo o tabuleiro do jogo.
Preparação com 3 jogadores: As vinhas de Frontonnais não são usadas.
Preparação com 2 jogadores: As vinhas de Frontonnais a secção de “Grisolles-Montech” e o espaço azul para as construções à beira rio, não são usados. Por favor ler as regras especiais para 2 jogadores.

O jogador que mais recentemente viu um canal, realiza o primeiro turno. O jogo prossegue no sentido dos ponteiros do relógio.

Ronda do Jogo
Uma ronda do jogo realiza-se sempre da mesma maneira.
Os jogadores efectuam turnos na direcção dos ponteiros do relógio.
Cada jogador começa com 5 Pontos de Acção (PA), que pode distribuir livremente pelas seguintes acções de acordo com a escala:
1 PA Move um trabalhador em 1 espaço
1 PA Jogar uma carta
2 PA Move um trabalhador do canal para as vinhas
2 PA Tirar uma carta
3 PA Alocar um novo trabalhador ao canal
3 PA Construir uma construção à beira rio (espaço azul)
4 PA Mover um trabalhador das vinhas para o canal
4 PA Construir uma represa

No seu turno, cada jogador completa a sua distribuição de pontos e a seguir o próximo jogador realiza o seu turno.
Por exemplo (5PA): se escolheres em construir uma represa (4PA), podes a seguir jogar uma carta (1PA) ou mover um trabalhador em 1 espaço no canal (1PA).

Condições ParticularesNão tens que gastar todos os teus Pontos de Acção (PA) no teu turno, mas se não o fizeres, os pontos que não gataste são perdidos e não podem ser usados no teu próximo turno.
Podes optar por distribuir os teus PA ao mesmo tipo de acção, desde que tenhas pontos suficientes.


Distribuir os Pontos de Acção
Detalhes das Acções* Mover um trabalhador em 1 espaço em frente (=1PA)
Podes mover qualquer trabalhador já posicionado no canal, que coincida ou não com a tua cor.
Podes move-lo em frente vários espaços, usando vários PA, desde que o espaço final esteja livre de trabalhadores ou represas.
As Vilas contam como espaços e podem acomodar qualquer número de trabalhadores.
As Represas que forem colocadas no tabuleiro do jogo, contam sempre como um espaço.

Nota: normalmente, o símbolo da cruz a seguir ao desenho da acção indica que podes mover trabalhadores de outra cor

* Jogar uma carta (= 1PA)
Usa uma das cartas que tens na tua mão para uma acção imediata.
A carta é descartada.

** Mover um trabalhador do canal para as vinhas (= 2 PA)
Move um dos trabalhadores do canal para qualquer espaço vazio de uma vinha.

** Tira uma carta (= 2PA)
Tira a primeira carta de cima do baralho e adiciona-a à tua mão. Podes ter um número ilimitado de cartas na tua mão.

*** Alocar um novo trabalhador ao canal (= 3 PA)Pega num peão de trabalhador da tua cor do teu stock e posiciona-o num espaço livre do canal. Se já tiveres posicionado os teus 5 trabalhadores, não podes escolher esta acção.

*** Construir uma construção à beira rioPegas num dos teus trabalhadores da tua cor que já tenha sido posicionado no canal e posiciona-o num espaço azul que esteja livre para construíres uma construção à beira rio (reservatório de água, barragem, moinho…)
Quando escolhes esta acção, ganhas de imediato 3 Pontos de Prestigio e avanças o teu marcador de pontuação para registar o ganho.
Quando posicionas um trabalhador para uma construção à beira rio, não o podes mover até ao final do jogo.
Um espaço azul só pode acomodar um trabalhador.

**** Move um trabalhador de um vinha para o canal (= 4PA)
Move um dos teus trabalhadores de uma vinha para qualquer espaço livre do canal.

**** Construir uma represa (=4 PA)
Pega numa peça de “represa” posicionado ao lado do tabuleiro do jogo e posiciona-a num espaço livre de uma secção do canal que ainda não tenha sido construída.
Quando escolhes esta acção, ganhas de imediato 1 Ponto de Prestígio e avanças o teu marcador de pontuação no trilho da pontuação.

Condições Particulares:Não podes mover um trabalhador:
• Duas vezes no mesmo turno, a menos que o faças avançar vários espaços.
• Do canal para a vinha, e a seguir da vinha para o canal, no mesmo turno.
• Fazer regressá-lo ao espaço de origem onde esse trabalhador acabou de ser retirado por outro jogador no turno anterior.
Só podes construir um número máximo de represas entre duas Vilas, conforme indicado nas dicas do tabuleiro do jogo.
Não podes construir uma nova represa numa dada secção quando uma avaliação tenha sido finalizada.

Nota: és livre de escolher como distribuir os teus 5 Pontos de Acção.


Ganhar Pontos de Prestígio
No canal
O objectivo principal do jogo é ganhar Pontos de Prestígio, alcançando a maioria no domínio de uma secção do canal.
Uma secção do canal é definida pelo número de espaços entre duas Vilas, entre uma Vila e uma represa ou entre duas represas.
Uma secção é considerada como estando completada quando todos os espaços da secção estão ocupados por trabalhadores.
O jogador que tenha posicionado o maior número de trabalhadores na secção completada, ganha de imediato Pontos de Prestígio por esse número de trabalhadores, conforme indicado na tabela e avança o seu marcador no trilho da pontuação.
Se houver um empate no número de trabalhadores entre os jogadores, então esses jogadores não ganham quaisquer pontos e é o próximo melhor jogador a seguir, em termos de número de trabalhadores, quem ganha os Pontos de Prestígio.
Se a pontuação continuar empatada no próximo nível (que pode acontecer com 4 jogadores) ninguém ganha pontos de prestígio.

Os marcadores de Construção devem ser posicionados ao lado da secção para a encerrar e indicar que a avaliação final da secção foi finalizada
Quando isso é feito, o próximo jogador a jogar pode usar o resto dos seus Pontos de Acção e mover os trabalhadores dessa secção.

Com uma RepresaAtravés da construção de uma represa, usando uma carta ou 4 Pontos de Acção, ganhas de imediato 1 Ponto de Prestígio. Pode acontecer que quando constróis uma represa, a secção fique completa e por isso uma avaliação tem de ser realizada.
As dicas do tabuleiro do jogo indicam o número máximo de represas que podem ser construídas entre cada Vila.
Quando uma secção do canal é completada, não podes mais construir aí uma represa.

Com uma construção à beira rio
Quando posicionas um trabalhador no espaço azul para construir uma construção à beira rio (reservatório de água, moinho, barragem), ganhas de imediato 3 Pontos de Prestígio. Contudo, tem noção que esse trabalhador irá permanecer aí e não pode ser movido até ao final do jogo.
Existem apenas 4 espaços específicos no canal para a construção à beira rio.

Com uma Estrutura
Algumas cartas dão-te a possibilidade de construíres uma de duas estruturas no Canal de Garonne: quer a “Ponte do Canal Cacor” e a “Comporta de Água de Montech”.
Este tipo de movimento só pode ser efectuado pelo jogador que detém a última posição no trilho da pontuação. Jogas a tua carta e posicionas a estrutura no espaço específico. A seguir avanças o teu marcador de pontuação no trilho da pontuação. È uma boa maneira de ultrapassar os teus adversários!

Nas VinhasUma avaliação é realizada em cada vinha no final do jogo.
O jogador, que tiver o maior número de trabalhadores posicionados na vinha, ganha tantos Pontos de Prestígio, quantos a respectiva vinha pode acomodar (Vinha de Frontonnais: 8, Vinha de Chasselas: 4, Vinha Brulhois: 6).
Se o número de trabalhadores for igual entre jogadores, então eles não ganham qualquer ponto e é o próximo melhor jogador, em termos de número de trabalhadores, quem ganha os Pontos de Prestígio.
Se o empate prevalecer no nível seguinte mais abaixo (como pode acontecer com 4 jogadores), ninguém ganha Pontos de Prestígio.
Daí que, algumas vinhas podem não valer qualquer Ponto de Prestígio.

Recapitulando, para ganhar Pontos de Prestígio (PP), precisas:
• Deter a maioria dos trabalhadores numa dada secção do canal;
• Construir uma represa (1 PP);
• Construir uma construção à beira rio (3 PP) com um trabalhador dentro desse espaço;
• Construir uma estrutura (5 PP), jogando uma carta específica e sendo o último jogador no trilho da pontuação.
• Deter a maioria dos trabalhadores numa vinha no final do jogo.

Ganhar o Jogo
Quando tiver sido realizada a avaliação da última secção do canal, o jogo pára.
A seguir prossegues com as avaliações das vinhas, conforme as regras descritas anteriormente.
O jogador que tiver o maior número de pontos no trilho da pontuação, é o vencedor do jogo! Consequentemente torna-se no maior Project Manager do Canal de Garonne, sucessor do grande Pierre-Paul Riquet.
Quando a pontuação está empatada entre os jogadores, o jogador que tiver o maior número de trabalhadores no canal, é o vencedor do jogo.
Quando o número de trabalhadores também é igual entre os jogadores, então é impossível decidir um vencedor de entre os Project Managers. Terás de jogar outra vez para desempatar!

Regras para 2 Jogadores
Prepara o tabuleiro de jogo como a figura e prossegue para o seguinte retoque final: um terceiro jogador “virtual” entra em jogo.
Posiciona uma terceira peça colorida de “trabalhador” em cada Vila do tabuleiro do jogo e posiciona o marcador de pontuação respectivo no espaço “0” do trilho da pontuação.
Ambos os jogadores irão poder dispor desses trabalhadores durante o jogo. O terceiro jogador “virtual” pode ganhar Pontos de Prestígio conforme as regras normais do jogo. Contudo, o jogador “virtual” não entra em conta quando se aplicam as regras para construir uma estrtutura. Só precisas de ser o último no trilho da pontuação e jogar uma carta específica.
No final do jogo, se o jogador “virtual” tiver mais pontos, então nenhum dos jogadores ganhou!


Quando tomei conhecimento dos primeiros esboços deste jogo, tentei obter mais informação sobre ele, assim como envidar esforços para conseguir um exemplar do jogo. Graças à parceria com a Philibert, foi possível ter um exemplar do jogo.
Quando recebi e peguei na caixa do jogo, fiquei espantado com a dimensão da caixa, estava à espera de uma caixa de maiores dimensões. A sua dimensão reduzida facilita o seu transporte, tornando possível ter a sua companhia quando estamos de férias, já que cabe em qualquer canto vazio da nossa mala de viagem.
As ilustrações da caixa do jogo são muito interessantes, transmitindo-nos a ideia de que estamos perante uma banda desenhada, tornando a caixa do jogo muito atractiva.
Ao abrir a caixa, deparamo-nos com uma desilusão, não existem divisórias para acomodar os componentes do jogo. Na mesma linha da caixa, o tabuleiro também é de pequenas dimensões e mantém o nível do grafismo da caixa, ou seja, está muito bem ilustrado. As cartas também não fogem à regra.
De facto o que salta à primeira vista neste jogo é o seu bom trabalho ao nível das suas ilustrações e grafismos.
O jogo tem uma preparação leve e rápida. As regras do jogo são simples e de fácil compreensão, o que não é sinónimo de estarmos perante um jogo sem estratégia.
O Arriala, é um jogo simples com muita estratégia, que obriga a uma gestão rigorosa dos meios que temos ao nosso dispor (cartas, trabalhadores e pontos de acção) e ter atenção ao que os nossos adversários estão a planear fazer.
O jogo permite que possamos mover os trabalhadores opositores, o que por vezes pode ser uma boa opção para evitar uma concentração excessiva de trabalhadores oponentes numa secção, evitando assim que os nossos adversários possam obter Pontos de Prestígio elevados quando da avaliação duma secção.
As represas são também um bom meio para alcançar os nossos objectivos. Elas são determinantes quando queremos fechar uma secção para provocar uma avaliação, que pode ser a nosso favor, assim como podemos utilizá-las para provocar uma avaliação onde os nossos adversários têm poucos trabalhadores, ganhando por isso poucos Pontos de Prestígio ou provocar um empate entre eles, evitando a obtenção de qualquer ponto por parte dos nossos adversários.
O jogo está equilibrado ao nível da sorte. É certo que as cartas é um factor importante do jogo, mas não é um factor determinante, até porque a construção de uma estrutura, construção que dá mais pontos de prestígio, só pode ser construída por quem for em último lugar no trilho da pontuação, no momento da sua construção.
O jogo tem muita intersecção entre os jogadores, o que por vezes faz com que possamos estragar por completo os planos dos nossos oponentes.
É um jogo muito divertido e que aconselho a jogar.



Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,4



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