The Boss - Blackrock Editions



Um jogo de Alain Ollier para 2 a 4 jogadores, a partir dos 10 anos, com a duração de 20 a 60 minutos.

MATERIAL DO JOGO
- 27 Cartas “Cidade”
- 8 Cartas “Personagem”
- 5 Cartas “Policia”
- 36 Cubos “Gangster” (24 Experientes e 12 Ocasionais).
- 4 Fichas “Pontuação”.
- 1 “Marcador” branco
- 4 Fichas “banido”
- 1 Tabuleiro “Pontuação”
- 1 Livro de Regras

PREPARAÇÃO DO JOGO
» DISTRIBUIÇÃO DAS PEÇAS
Cada jogador recebe 9 cubos “gangster”, as suas fichas “banido” e posiciona a sua ficha “pontuação” no espaço “START” do tabuleiro “pontuação”.

» CARTAS USADAS
As cartas usadas num jogo varia de acordo com o número de jogadores:
(clica na imagem para melhor visualização)

» DISTRIBUIR AS CARTAS
O jogador mais velho pega no “marcador” e dá as cartas da seguinte maneira:

2 jogadores 3 jogadores 4 jogadores

- Posiciona as 6 cartas “Personagem” no meio da mesa da esquerda para a direita, seguindo a ordem indicada pelo número no canto superior esquerdo da carta.
- Para a primeira ronda, a carta “personagem” de Chicago é posicionada entre a carta 1 (New York) e a carta 2 (Boston).
- Posiciona 1 carta “cidade” da mesma cor da carta “personagem” na fila a seguir a esta, excepto para Chicago (ver a figura que se segue).
- Dá as restantes cartas “cidade”, alternadamente (uma a uma) a cada um dos jogadores. Independentemente do número dos jogadores cada um deles recebe 5 cartas.
- Baralha as 5 cartas “polícia” e posiciono-as num baralho, com a face para baixo.

EXEMPLO DE PREPARAÇÃO PARA 4 JOGADORES

ESTRUTURA E OBJECTIVO DO JOGO
- Um jogo é composto por várias rondas. Uma ronda termina quando os jogadores tenham jogado todas as sua cartas e quando os ganhos e as sanções tenham sido aplicadas.
- Uma ronda é feita de 5 turnos.
- Dois turnos antes do final de cada ronda (quando os jogadores têm duas cartas disponíveis na mão), uma carta “polícia” é revelada. Quando o 3º crachá com a mesma cor (2 “ouro” ou “prata” + a carta doble) é revelada, o jogo termina depois da ronda em curso ter sido finalizada.
» Por isso um jogo tem a duração de 3 a 5 rondas.
- O vencedor é o jogador com mais dinheiro no final do jogo. O montante de dinheiro ganho por cada jogador pode ser visto no final do jogo, através do espaço onde a sua ficha “pontuação” está posicionada no tabuleiro “pontuação”.
- No fim de uma ronda, o jogador com mais gangsters numa cidade ganha a carta “cidade” que foi posicionada com a face para baixo no início da ronda* (ver “ganhos e sanções”).
- Os gangsters Experientes regressam aos jogadores antes de cada nova ronda (excepto os “assassinados”, “presos” ou “hospitalizados”, mas os ocasionais usados são removidos do jogo.

*No que diz respeito aos ganhos de Chicago consultar as secções “Chicago” e “Ganhos e sanções”.

Não esquecer…
As sanções impostas e o dinheiro ganho numa cidade estão indicados ao fundo de cada carta “personagem”. Estes números e símbolos indicam a natureza e o número de cartas “cidade”

Exemplo: Em Detroit, um jogador pode ganhar 1, 2, 3 ou 4 M$, mas um dos seus gangsters pode ser morto (revólver).

INÍCIO DO JOGO
O jogador com o “marcador” dá as cartas e joga primeiro, a seguir os outros jogadores jogam no sentido dos ponteiros do relógio, cada um na sua vez (excepto no último turno: ver “o último turno”).
Durante cada um dos cinco turnos de uma ronda, o jogador realiza uma ou duas acções:
1ª Acção: Opcional
- Posiciona 1 ou vários gangsters numa cidade.

2ª Acção: Obrigatória
- Escolhe e posiciona uma das suas cartas “cidade” com a face para cima.

1ª Acção: Opcional
» Posicionar 1 ou vários gangsters numa cidade
= Em cada turno, um jogador pode posicionar tantos gangsters (Experientes e/ou Ocasionais), quantos os desejar numa única carta “personagem” de uma cidade (claro que esta cidade pode mudar em cada turno).
= Os Experientes e os Ocasionais têm o mesmo valor.
= Os Ocasionais nunca podem estar sozinhos numa cidade.
- Eles só podem ser posicionados quando há pelo menos um Experiente da sua cor.
- O número de gangsters de cores diferentes numa cidade nunca pode ser igual.
= Se um jogador quiser posicionar gangsters numa cidade que é controlada por outros gangsters, tem de posicionar pelos menos 1 gangster a mais do que o jogador que tinha posicionado mais gangsters. Por isso, nunca pode haver um empate.

Exemplo:
Um jogador tinha posicionado 1 gangster numa cidade durante um turno anterior; a seguir outro jogador tinha posicionado 2 na mesma cidade. Se – nos turnos seguintes – o primeiro jogador (1 gangster posicionado) quiser “assumir de volta o controlo da cidade”, tem de posicionar pelo menos, mais dois gangsters. O que significa que passaria a ter 3 gangsters ao passo que o seu oponente só teria dois.

» IMPORTANTE:
- Uma vez posicionado, um gangster nunca pode ser removido, nem movido para outra cidade.
- No final de um turno, os Ocasionais que tenham sido usados são removidos do jogo, ao passo que os Experientes regressam a cada um dos jogadores para serem usados nos próximos turnos.
- No final de cada turno, o “marcador” é transmitido ao jogador a seguinte, no sentido dos ponteiros do relógio.
- As costas das cartas de cada jogador têm de ser visível a todos os jogadores.

2ª Acção: Obrigatória
» Posicionar uma carta “cidade” com a face para cima
A carta é posicionada com a face para cima a seguir à carta com a face para baixo da respectiva cidade (ver a seguir).

CHICAGO
Al Capone (Chefe de Chicago) domina a sua cidade, mas pode deixar um jogador fazer lucro, desde que este o partilhe com ele.

Nota: a carta “Chicago” avança para a direita antes de cada nova ronda.


- Quando a carta “Chicago” for a carta “personagem” mais à direita, as suas características matem-se as mesmas, mas não se move até ao final do jogo.
- Os gangsters são posicionados em Chicago da mesma maneira que nas outras cidades. Mas um jogador só pode posicionar um ou vários gangsters em Chicago, se já posicionou pelo menos um gangster noutra cidade (num turno anterior).

GANHOS E SANÇÕES
- Se os gangsters de um jogador (Experientes e /ou Ocasionais) forem a maioria numa cidade no final de uma ronda, ele ganha a carta “cidade” com a face para baixo (excepto Chicago).
- Se os gangsters de um jogador (Experientes e/ou Ocasionais forem a maioria em Chicago no final de uma ronda, ele partilha a soma das últimas cartas que tenham sido posicionadas em cada cidade situada à esquerda de Chicago. Se a soma for um número impar, Al Capone é favorecido.
No que diz respeito a Chicago, as cartas “prisão”, “banido” e “revólver” valem 0 e nenhuma sanção é aplicada.

» SIGNIFICADO DAS CARTAS
Um jogador pode ganhar 2 tipos de carta “cidade”:

1. Cartas “Recompensa” (sacos de dinheiro)
- O jogador ganha a soma indicada. Ele move a sua ficha “pontuação” no tabuleiro da “pontuação” (ver a seguir).

2. Cartas “Sanção”
Revolver
Um dos Experientes do jogador é morto; ele é removido do jogo.

Prisão
Um dos Experientes do jogador é posicionado na prisão (tabuleiro “pontuação” por 2 rondas. A seguir o jogador recebe de volta o seu gangster.

Hospital
Um dos Experientes do jogador é ferido. Ele posiciona-o no hospital (tabuleiro “pontuação” por 1 ronda. A seguir o jogador recebe de volta o seu gangster.

Banido
Nenhum dos gangsters do jogador pode vir para esta cidade até o final do jogo. Como lembrete, a ficha “banido” é posicionada na carta “personagem” da cidade.

» PONTUAÇÃO
- Cada jogador move a sua ficha “pontuação” pelo número de espaços correspondentes à soma de dinheiro que acabou de ganhar.
- O 1º espaço é um saco com o símbolo “$”.
- Se a ficha “pontuação” voltar ao primeiro espaço, este continua para o segundo, etc.
- O montante de dinheiro ganho pelo Al Capone (Chefe de Chicago) não é registado.

ÚLTIMO TURNO DE UMA RONDA
Nesta altura do jogo, cada jogador só tem uma carta disponível na sua mão.
Durante este último turno, a ordem segundo a qual cada jogador posiciona a sua última carta “cidade” é a seguinte:
- Os jogadores jogam a partir do 1º até ao último pela ordem descendente de acordo com o número de gangsters (Experientes e/ou Ocasionais) que permanecem à sua frente, quando começa o último turno.
- O jogador com mais gangsters joga primeiro; aquele com menos joga em último.
- Se vários jogadores tiverem o mesmo número de gangsters, eles jogam no sentido dos ponteiros do relógio, começando pelo jogador com o marcador.

FIM do JOGO
Nota: O jogo termina quando o 3º crachá (carta “polícia) com a mesma cor é revelada.

O jogador que tiver mais dinheiro (tabuleiro da “pontuação” depois da última ronda ganha o jogo.

Se houver um empate, o vencedor é aquele que tiver ganho mais dinheiro durante a última ronda.
Se o empate prevalecer, o vencedor é aquele que tiver mais gangsters depois das sanções da última ronda tiverem sido aplicadas.
Se mesmo assim o empate prevalecer… Joga outra ronda para decidir quem é o vencedor.

RESUMO DAS REGRAS
- O vencedor é o jogador com mais dinheiro no final do jogo. O montante de dinheiro ganho pelos jogadores no final de cada ronda é registado através do avanço das fichas “pontuação” no tabuleiro “Pontuação”.
- Um jogo dura várias rondas. Uma ronda termina quando os jogadores tenham jogado todas as suas cartas e quando os ganhos e as sanções tenham sido aplicadas.
- Uma ronda é composta por 5 turnos.
1ª Acção: Opcional
- Durante cada turno, um jogador pode posicionar tantos gangsters (Experientess e/ou Ocasionais), quantos quiser numa carta “Personagem” de uma só cidade (a qual, claro, pode mudar de um turno para o outro).
2ª Acção: Opcional
- Escolhe e posiciona uma carta “cidade” com a face para cima.
- Se os gangsters de um jogador (Experientes e/ou Ocasionais) forem a maioria numa cidade no final de uma ronda, ele ganha a carta com a face para cima correspondente à cidade (excepto Chicago).
- Se os gangsters de um jogador (Experientes e/ou Ocasionais) forem a maioria em Chicago no final de uma ronda, ele partilha com Al Capone a soma das últimas cartas posicionadas em cada cidade situada à esquerda de Chicago. Se a soma for um número impar, Al Capone é favorecido.
No que diz respeito a Chicago, as cartas “prisão”, “hospital”. “banido” e “revólver” valem 0 e nenhuma sanção é aplicada.
- Uma vez posicionado, um gangster nunca pode ser removido ou movido para outra cidade.
- No final de uma ronda, os Ocasionais que tenham sido usados são removidos do jogo, ao passo que os Experientes regressam aos jogadores para as próximas rondas.
- No final de cada ronda, o “marcador” é dado ao jogador seguinte no sentido dos ponteiros do relógio.
- As costas de todas as cartas dos jogadores têm de permanecer visíveis a todos os jogadores.



Já algum tempo que procurava por este jogo. Graças à parceria com a Blackrock Editions foi possível obter um exemplar do jogo.
A caixa do jogo apesar de pequena dimensão tem duas divisórias no interior para acomodar todos os componentes do jogo de uma forma muito prática. O design da caixa está muito atractivo.
Os grafismos das cartas estão bons, principalmente as cartas de personagens, conseguindo transmitir a ilusão de que estamos perante verdadeiros gangsters.
Todos os componentes são de boa qualidade.
As regras do jogo são simples e são fáceis de perceber fruto de uma boa apresentação das mesmas por parte do autor, num livro de regras muito bem ilustrado e bem apresentado.
O facto de as regras serem simples e fáceis não é sinónimo de um jogo sem estratégia, antes pelo contrário. Temos de estar atentos e analisar muito bem as cartas que temos, as cartas que podem sair em cada cidade e aquelas que vão sendo jogadas pelos nossos adversários, antes de posicionarmos os nossos gangsters. Temos de ter a máxima atenção para não apanhar as cartas indesejadas como o hospital, prisão, revólver ou banido. Daí que é aconselhável não posicionar gangsters nos dois primeiros turnos de uma ronda. Se o fizermos estamos a dar uma indicação aos nossos adversários de que temos quase a certeza sobre a carta que está com a face para baixo nessa cidade, e que a mesma não é uma carta sancionatória. Isto porque, as costas de todas as cartas que temos na mão têm de estar visíveis aos outros jogadores, para que estes possam verificar quantas cartas temos de cada cidade, analisando assim melhor a nossa jogada de posicionamento dos nossos gangsters. Contudo, podemos sempre fazer bluff para enganar os nossos adversários. Mas cuidado, eles podem não morder o isco.
A constante observação das nossas cartas e das jogadas dos nossos adversários, nomeadamente quando eles posicionam gangsters e como jogam as suas cartas, torna o jogo muito interessante e entusiasmante, já que somos obrigados a uma constante análise das cartas de personagem, para sabermos o que pode estar na carta virada para baixo, assim como para decidir que carta vamos jogar, sem ajudar as jogadas dos nossos adversários.
É sempre bom ter um pouco de sorte nas cartas que recebemos no início de cada ronda, pois é bom ter o maior número das cartas indesejadas ou de uma mesma cidade, pois ajuda imenso na nossa tarefa de posicionamento dos gangsters.
New York é sempre uma cidade segura, pois não temos cartas sancionatórias. O pior que pode acontecer é receber a carta “0”.
Se a nossa aposta for Chicago, convém guardar as cartas mais valiosas que temos das cidades à esquerda de Chicago, para serem jogadas nos últimos turnos de uma ronda.
O The Boss é um jogo ao estilo do FBI, mas muito diferente quanto á mecânica e objectivo. O The Boss está mais elaborado e mais interessante.
Estamos perante um bom jogo de cartas com estratégia e entusiasmante de jogar, pelo que recomendamos a sua aquisição.


Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









9
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









10
Apreciação Global7,7


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