Mathable - Domino - Wooky Entertainment







Um jogo da Wooky Entertainment para 2 a 4 jogadores, a partir dos 9 anos, com a duração de 20 minutos

CONTEÚDO: 57 peças de dominó numeradas.

PREPARAÇÃO DO JOGO: OS jogadores sentam-se à volta da mesa e viram todas as peças de dominó, com a face para baixo, na área de jogo. Determinam quem irá ser o jogador inicial, e a seguir distribuem o número correto de peças de dominó pelos jogadores: • 2 Jogadores = 12 peças de dominó a cada um • 3 Jogadores = 10 peças de dominó a cada um • 4 Jogadores = 8 peças de dominó a cada um Coloca de lado as peças de dominó, que não forem selecionadas, estas vão constituir a reserva de peças do jogo, de onde os jogadores irão tirar uma peça de dominó, quando não conseguirem posicionar uma das suas peças de dominó em jogo.

MODO DE JOGAR: Quando todos os jogadores tiverem as suas peças de dominó à sua frente, o jogador inicial tira uma peça de dominó da reserva, e coloca-a no centro da área de jogo, com a face para cima (não importa a direção em que a peça é colocada).
Os jogadores devem tentar posicionar uma das suas peças de dominó junto a uma peça de dominó posicionada na área de jogo (à esquerda, à direita, para cima ou para baixo – Figura 1) para completar uma qualquer equação (+, -, x, ÷), de maneira a que, um dos dois números da peça de dominó colocada seja o resultado da equação formada pelos dois números adjacentes, independentemente se os dois números da equação sejam da mesma peça de dominó ou de duas peças de dominó diferentes (Figura 2), e independentemente do sentido lógico da operação.
Atenção que um jogador pode posicionar uma peça de dominó em qualquer direção (direta ou de cabeça para baixo) e todas as operações são permitidas (Figura 3).
Se o jogador não conseguir posicionar uma peça de dominó no jogo, tem de tirar uma peça de dominó da reserva, posiciona-a à sua frente e perde o seu turno.
Depois de o jogador posicionar uma peça de dominó no jogo, é o turno do próximo jogador. Contudo, se os dois números de uma peça do dominó colocada for o resultado de duas operações diferentes, o jogador pode voltar a jogar (Figura 4).

COMO GANHAR: O vencedor é aquele que conseguir posicionar primeiro todas as suas peças de dominó.

Há muito que gostaríamos de jogar este jogo. Com a colaboração da Philibert conseguimos obter um exemplar do Mathable – Domino. A Wooky Entertainment conseguiu associar de uma forma interessante o clássico jogo de dominó com a matemática. Para quem não gosta de matemática, dificilmente vai gostar deste jogo. Quem gosta de matemática vai adorar este jogo. O Mathable Domino requer muita destreza em fazer cálculos matemáticos. A tabuada tem de estar bem estudada, há que dominar os conhecimentos das operações de divisão. Já com as contas de somar e subtrair, acreditamos que todos conseguem fazer, a não ser que tenham saído das novas oportunidades…
Estamos perante um jogo didático que poderia ser utilizado nas salas de aula para desenvolver a capacidade de cálculo mental dos nossos estudantes, ao mesmo tempo que poderia ser um meio de desdramatizar o pânico pela matemática e assim cultivar o gosto por esta disciplina tão interessante e muito útil no nosso dia-a-dia.
Testámos o jogo com 3 jogadores, o quarto elemento não conseguiu vencer o pânico da matemática. Tivemos também que abrir uma exceção para um dos elementos participantes, permitindo o uso do telemóvel para alguns cálculos.
O Mathable – Domino é um jogo interessante, que recomendamos, e todos devem tentar jogá-lo, não vão dar o seu tempo como perdido, pois vão por esse cérebro a trabalhar…



Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









8
Componentes/Artwork









5
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,6




dreamwithboardgames
BoardGameGeekWooky Entertainment
Comprar o JogoGame Rules


Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva

Sem comentários: