Take It or Leave It - Schmidt Spiele



Um jogo de Arno Steinwender e Christoph Puhl para 2 a 5 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 30 minutos

Materiais do Jogo
»  20 Dados (9 pretos, 9 brancos e 2 dados vermelhos joker);
»  110 Cartas:
o   76 Cartas de Tarefa com o fundo azul;
o   34 Cartas de acção com o fundo amarelo;
»  30 Fichas negativas
»  1 Prato para os dados

Objetivo do jogo
Os jogadores tentam satisfazer (cumprir) o mais possível as cartas de tarefa. Para fazer isso, cada jogador tem turnos para remover um dado do prato de dados. Ao mesmo tempo é importante que tenhas atenção para os dados que ainda estão disponíveis. Porque se outro jogador tira os dados que precisas, podes muito bem acabar com alguns pontos negativos.
O jogador que conseguiu recolher o maior número de pontos a partir das cartas de tarefas satisfeitas, ganha o jogo.

Preparação para o jogo
As cartas de tarefas são bem baralhadas e posicionadas num monte com a face virada para baixo. As cartas de ação também são bem baralhadas e são colocadas num monte à parte com a face virada para baixo.
Dependendo do número de pessoas em jogo, são necessários os dados que se seguem:


 Os dados excedentes são devolvidos à caixa do jogo. Eles não são precisos.

Modo de Jogar
O jogo prolonga-se por várias rondas até que cada
jogador tenha sido o jogador a iniciar a ronda duas vezes. O mais jovem jogador é quem começa o jogo.
1.  No início de cada ronda os jogadores recebem 4 cartas de tarefas e 1 carta de ação cada um, retiradas dos respetivos montes, eles mantêm estas cartas ocultas dos outros jogadores.
2. O jogador que começa uma ronda lança todos os dados para dentro do prato de dados. Este lançamento forma o stock de dados acessível a todos os jogadores, durante a totalidade da ronda.
3. Começando com o jogador que inicia a ronda, cada jogador realiza turnos, quer para tirar um dado do prato de dados ou para passar a ronda. Antes de um jogador tirar um dado, ele tem sempre a oportunidade de jogar uma carta de ação. Um jogador que passa, não joga para o resto dessa ronda e - para indicar que ele já passou - ele deita a sua mão de cartas viradas para baixo à sua frente.
4. A ronda termina assim que não haja mais dados no prato de dados, ou todos os jogadores que tenham passado.
5. As pontuações são contabilizadas no final de cada ronda do jogo. Os jogadores verificam as cartas de cada um, para verem quais as cartas de tarefa, das suas mãos, os jogadores foram capazes de satisfazer. Para esse efeito, cada jogador coloca as cartas satisfeitas (cujo os requisitos foram cumpridos) voltadas para cima à sua frente e posiciona os dados correspondentes nas cartas ao lado das imagens relevantes.

Importante:
»  Cada dado deve corresponder exatamente um dos dados representados nas cartas de tarefas.
»  Por cada dado que um jogador tenha tirado numa das rondas, mas que tenha sido impossível usar para uma tarefa, o jogador recebe 1 ficha negativa. No final do jogo, esta conta como 1 ponto negativo.
»  Os dados vermelhos de Joker podem ser usados como um dado branco ou como um dado preto.
»  Por cada dado joker vermelho que o jogador tenha tirado e utilizado para uma tarefa, recebe 1 ficha negativa.
Os dados Joker que não tenham sido utilizados no final de uma ronda incorrem em 2 fichas negativas.
Depois dos outros jogadores terem verificado as tarefas, cada jogador coloca a carta de tarefa cumprida, com a face virada para baixo, à sua frente, como sendo o monte da pontuação.

6    Agora, cada jogador pode descartar uma das restantes cartas da sua mão (carta de tarefa ou carta de ação) para o respetivo monte de descarte. Posteriormente os jogadores reabastecem as suas mãos a 4 cartas de tarefas e 1 carta de ação.
     O jogador à esquerda do último jogador a iniciar uma ronda, começa a próxima rodada, lançando todos os dados para dentro do prato dos dados. O jogo prossegue como descrito em cima.

Fim de Jogo
O jogo termina depois da ronda em que todos os jogadores tenham iniciado uma ronda com a mesma frequência. Quantas vezes cada jogador pode iniciar as rondas depende do número de jogadores:

Com 2 jogadores, cada jogador deve começar 3 vezes;
Com 3 jogadores, cada jogador deve começar 3 vezes;
Com 4 jogadores, cada jogador deve começar duas vezes;
Com 5 jogadores, cada jogador deve começar uma vez.

Agora, todos os jogadores somam os pontos de vitória pelas suas tarefas cumpridas. Cada ficha negativa conta como 1 ponto negativo. A pessoa que reuniu o maior número de pontos, ganha o jogo.

Nota: No início do jogo os jogadores podem concordar em dividir as 5 cartas de mão, como quiserem! Isto
permite a cada jogador decidir por si mesmo, quantas cartas de cada tipo podem tirar. No entanto, no total não pode haver mais do que 5 cartas.





A principal razão que nos levou a adquirir este jogo foi o prato de dados que vem com ele. É um utensílio muito prático e que dá muito jeito quando jogamos jogos com dados, pois evita que estes invadam o tabuleiro do jogo e/ou a nossa área de jogo, desviando os componentes do jogo dos seus lugares.
 Quando consultámos os preços dos pratos dos dados, chegámos à conclusão que o preço deste jogo era praticamente idêntico à compra de um simples prato. Assim, optámos por juntar o útil ao agradável.
O cartão da caixa do jogo é de qualidade, e a sua ilustração está q.b.
Relativamente ao prato dos dados, tem a sua base interior forrada, e de facto comprova-se ser um bom auxiliar para jogos com dados. Este jogo é a prova disso, dada a grande quantidade de dados que temos de lançar a cada ronda. Podem ser 20, dependendo do número de jogadores.
Apesar do interior da caixa do jogo ser um open space, os componentes são guardados em sacos plásticos individuais, que são fornecidos com o jogo.
As regras do jogo são muito simples. O que faz com que possamos iniciar o jogo de imediato, até porque não tem qualquer preparação especial. Só temos de distribuir pelos jogadores, as cartas necessárias para iniciar o jogo.
A sorte está muito presente neste Take IT Leave IT, não tivéssemos nós, perante um jogo com muitos dados. Contudo, também é preciso uma boa estratégia e atenção para que possas sair vitorioso. Há que saber tirar os dados do prato em função das cartas que temos, evitando ao máximo alocar um dado a uma única carta, pois isso, pode vir a significar pontos negativos no final da ronda, se não conseguires satisfazer essa carta de tarefa. Quando escolhemos um dado que pode ser utilizado em mais do que uma carta de tarefa, conseguimos diminuir o risco dos pontos negativos.
As cartas de ação são uma boa ajuda para tentar obter dados que tanto precisamos. Mas, essa ajuda pode vir a ser nula, se forem daquelas cartas que só permitem voltar a lançar os dados, o que pode significar que a sorte não está do nosso lado. Há outras cartas, que permitem a manipulação dos dados, o que é mais interessante, porque permite mais facilmente cumprir com os nossos objetivos.
Não podemos ignorar os dados vermelhos (joker). Apesar de atribuírem 1 ponto negativo, cada um, pode valer a pena, se a carta a satisfizer tiver uma grande pontuação. Mas cuidado, não tires estes dados se não tiveres a certeza que os vais utilizar. Se ficares com eles no final da ronda, sem os utilizar, recebes dois pontos negativos por cada dado.
Quando nos deparamos com uma situação em que nada mais podemos fazer, o melhor é passar, do que andar a tirar dados que no final da ronda são sinónimo de muitos pontos negativos.
No início de cada ronda, antes da atribuição de cartas para repor a quantidade normal de cartas da nossa mão, podemos descartar uma carta. Isto pode ser útil, se as cartas que temos são complicadas e difíceis de satisfazer.
É um jogo acima de tudo divertido, sem uma grande mecânica. É um jogo “fresh”, ideal para esta época de férias que estamos a atravessar. É um jogo ao estilo do Alea Iacta Est muito (mas muito) simplificado.
O Take It Leave it é um jogo que cabe facilmente em qualquer mala de viagem e pode ser jogado na mesa pequena do café ou lá de casa, ou mesmo na praia ou junto à piscina. É a vantagem do prato dos dados…
Vale a pena experimentar este jogo, serve para relaxar depois de um dia de trabalho ou para esquecer o trabalho em época de férias.
Quem gosta de jogos com dados e quem também gostaria de ter um prato de dados para utilizar noutros jogos, este Take It Leave it é uma boa opção/investimento.


Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









9
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









9
Apreciação Global7,4

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Paulo Santos
Paulo Santos
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Maria Constança Silva

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