Crosswise - MindWare




Um jogo de Rebecca Bleau e de Nicholas Cravotta para 2 a 4 jogadores, a partir dos 6 anos, com a duração de 20 minutos.

Conteúdo
■ 1 tabuleiro de jogo
■ 1 saco
■ Regras do jogo
■ 42 peças com símbolos
■ 12 peças de ação

Objetivo do jogo 
Os jogadores tentam, com as suas peças, realizar as melhores combinações possíveis. Cada jogador dever ter em atenção as linhas de peças formadas em todas as direções, uma vez que cada peça posicionada no tabuleiro do jogo pode servir à equipa adversária. 

Modo de Jogar
Joga-se no sentido dos ponteiros do relógio. Escolhe-se um jogador para começar. No seu turno um jogador posiciona uma peça sobre o tabuleiro de jogo, num qualquer espaço, ou joga uma peça de ação. Não existe a obrigatoriedade de posicionar as peças adjacentes as outras peças. Os jogadores tentam fazer as melhores combinações nas suas linhas, evitando que os adversários façam o mesmo nas suas.

Preparação do Jogo
Formam-se duas equipas para jogarem uma contra a outra. Uma das equipas joga com as linhas a cor de laranja, a outra com as linhas a verde. Os membros de uma equipa não podem combinar jogadas durante o jogo.
Os jogadores sentam-se em volta do tabuleiro de jogo, de modo a que os membros da mesma equipa fiquem virados de frente.
Num jogo a 3, um dos jogadores joga sozinho.
 Num jogo a 2, cada um dos jogadores representa uma equipa.
Colocam-se todas as peças no saco e misturam-se bem. Cada jogador tira, aleatoriamente, 4 peças (exceção : num jogo com 3 jogadores, o jogador que joga sozinho tira 6 peças). As peças são posicionadas à frente de cada jogador, de maneira a que os outros jogadores as não possam ver. Essas peças constituem a mão inicial de cada um dos jogadores.
Se no início do jogo, um jogador tirar apenas peças de ação, pode colocá-las todas de volta ao saco e pode tirar um novo conjunto de peças.

Peças de Ação


O jogador tira do tabuleiro uma peça à sua escolha e fica com a peça na sua mão.


O jogador muda uma peça à sua escolha que esteja no tabuleiro, colocando-a num espaço livre à sua escolha.



O jogador troca de lugar duas peças do tabuleiro (o jogador pode escolher as peças que pretende trocar de lugar)..



O jogador troca uma peça do tabuleiro por outra da sua mão.


Ao lado do tabuleiro são amontoadas as peças de ação utilizadas para que cada jogador possa ver quantas peças de cada tipo ainda possam estar em jogo.
No fim do seu turno, o jogador completa a sua mão para 4 peças (ou 6 peças no caso de ser o jogodor solitário num jogo a 3).
Se as peças no saco acabarem, os jogadores continuam a jogar com as peças que têm em seu poder.

Fim do jogo 
Se uma equipa (ou um jogador no caso de um jogo a dois) conseguir alinhar 6 símbolos iguais numa das suas linhas, essa equipa (ou jogador) ganha imediatamente ! Caso contrário, o jogo acaba quando o último espaço do tabuleiro estiver preenchido. As peças que sobrarem nas mão dos jogadores não têm qualquer valor. Procede então à Pontuação.

Pontuação 
A pontuação só se faz no fim do jogo, assim que todos os espaços do tabuleiro estejam preenchidos.
Cada equipa (ou jogador) recebe pontos pelas suas 6 linhas.
Os pontos obtidos dependem das combinações realizadas.
As peças de uma linha não precisam de estar adjacentes para valerem pontos. As peças com o mesmo símbolo podem estar intercaladas com peças com símbolos diferentes.

Um conjunto de 6 peças iguais - VITÓRIA IMEDIATA
  • Um conjunto de 5 peças iguais - 7 PONTOS
  • Um conjunto de 4 peças iguais - 5 PONTOS
  • Um conjunto de 3 peças iguais - 3 PONTOS
  • Um conjunto de 2 peças iguais - 1 PONTO.
 Como adeptos ferranhos do Qwirkle, não só nós, como os nossos amigos com quem normalmente fazemos as nossas jogatinas e que nos ajudam a testar os jogos, quando tivemos conhecimento da existência do Crosswise, tentámos junto dos nossos parceiros obter um exemplar do jogo.
Quando a caixa do jogo chegou às nossas mãos, ficámos um pouco surpreendidos com a sua dimensão, estávamos à espera de algo mais pequeno. A caixa está bem ilustrada transmitindo tudo aquilo que podemos encontrar no seu interior. O interior da caixa tem uma divisória central para que possamos acomodar todas as peças do jogo, dentro do saco fornecido com o jogo.
As ilustrações estão q.b., desempenhando na perfeição a sua função.
A mecânica do jogo não é muito diferente do Qwirkle, há muitas semelhanças. As diferenças residem no facto de não ser obrigatório posicionar as peças de forma adjacente umas às outras, a existência de um tabuleiro, a existência de peças de ação e a existência de combinações diferentes.
As peças de ação dão mais estratégia ao jogo, obrigando a uma atenção dobrada em relação a tudo o que se passa no jogo e na forma como vamos posicionando as peças no tabuleiro, nomeadamente sobre as peças necessárias à combinação que dá a vitória imediata. Daí ser aconselhável não posicionar as peças que o nosso oponente precisa para obter a vitória imediata. Porque mesmo que essas peças estejam fora do alinhamento da combinação que dá a vitória imediata, o nosso oponente tem sempre a possibilidade, com a peça de ação que possibilita a troca de duas peças no tabuleiro, de obter a peça que lhe falta para ganhar o jogo.
O jogo está original, quando permite que possamos cruzar as combinações verticais com as horizontais, isto é, podemos aproveitar as peças colocadas pelo nosso adversário para as nossas combinações. Daí o nome de “Crosswise”.
É um jogo que requer muita atenção para que possamos prevenir o golpe fatal do nosso oponente e/ou para maximizar todas as peças posicionadas no tabuleiro, incluindo as peças do nosso oponente.
A possibilidade de jogar este jogo em equipas de 2 jogadores, isto é, jogar o jogo com 4 jogadores, está interessante, aumentando o grau de dificuldade do jogo, porque os jogadores da mesma equipa não podem comunicar entre si (combinar jogadas).
Comparando com o Qwirkle, este Crosswise é mais limitado ao nível do número de jogadores.
Quem gosta do Qwirkle, não deve perder este Crosswise, porque o jogo é diferente, interessante e não vão dar por perdido o seu tempo. É um bom jogo abstrato. Contudo, continuamos a preferir o Qwirkle, apesar das peças de ação do Crosswise serem interessantes.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









6
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









10
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,5

dreamwithboardgames
Rebecca Bleau Comprar o Jogo
Nicholas CravottaBoardGameGeek


Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança Silva
Carla Bispo
Ana Bela

Sem comentários: