RoadZters - Cepia



Um jogo de Tonton Z para 1 a 4 jogadores, a partir dos 5 anos, com a duração de 20 minutos. 

Mover a ZBall:
O ZBall deve estar em contato com a pista quando se move. Liberta rapidamente o teu dedo para mover a ZBall (imagem1 a 4). Quando a ZBall parar, o jogador coloca o seu ROADZTER imediatamente atrás (imagem 5). A parte da frente do capô tem de tocar a ZBall. O ROADZTER deve estar direcionado no sentido da pista. Se não há espaço para o carro, tens de recuar até que haja um espaço disponível.


A ZBall pode saltar no ar, desde que acompanhe sempre a pista. No início de um turno e quando está presa contra uma vedação, um carro ou um obstáculo, o jogador pode afastar a ZBall pela largura do seu polegar, para que possa jogar.


Fora da pista:
Se o ZBall sair para fora da pista, o ROADZTER permanece onde estava e o jogador perde o seu turno. O mesmo acontece, se:
·         A ZBall regressar à pista depois de sair.
·         A ZBall corta uma curva.
·         A ZBall sair fora da pista depois de derrubar um ROADZTER.
·         A ZBall sair fora da pista depois de passar a linha de chegada.


Passar um ROADZTER:
Podes usar a rampa de salto que há por detrás dos carros para passar um adversário ou para pular um obstáculo. Tem cuidado para não sair fora da pista!

Linha de Chegada
Ganhas quando a Zball cruza a linha de chegada… Se vários jogadores cruzarem a linha de chegada durante o mesmo turno, o jogador que jogou a ZBall, o mais distante, é o vencedor.

Vários tipos de corridas estão disponíveis:

» Corrida # 1: Apanha-me se puderes
Objetivo:
Ser o primeiro a cruzar a linha de chegada com o seu ROADZTER.

Início do jogo:
Configura a tua pista e alinha os ROADZTERS atrás da linha de partida. A ordem de jogar é decidida à sorte. Depois de cada jogador jogar (mover) a ZBall uma vez, começa um novo turno.

Fim do Jogo:
O vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada. Se vários jogadores cruzarem a linha de chegada durante o mesmo turno, o jogador que jogou a ZBall, o mais distante, é o vencedor.




 


» Corrida # 2: Corrida contra relógio
Objetivo:
Terminar a pista no menor número de movimentos.

Cada jogador corre sozinho. A pontuação é o número de movimentos que gastou para ser capaz de cruzar a linha de chegada. O jogador coloca o seu ROADZTER onde o ZBall parou depois de cruzar a linha de chegada. O vencedor é o jogador que terminar com o menor número de turnos (movimentos). Se dois jogadores estiverem empatados, o jogador que jogou a ZBall mais distante, após a linha de chegada, é o vencedor.


Quando pela primeira vez vimos as imagens do Bisikle, não tínhamos conhecimento da existência do Roadzters. Logo que tomámos conhecimento da sua existência, fizemos todos os contactos para conseguir obter um exemplar de cada um dos jogos. Graças à pareceria com a Cepia, foi possível concretizar o nosso desejo.
Quando a caixa do jogo chegou às nossas mãos, ficámos na dúvida se de facto se tratava de um jogo de tabuleiro ou seria uma pista de carros, dada a dimensão da sua caixa e da sua ilustração.
Ao abrir a caixa, comprovámos que se tratava de um jogo de tabuleiro. No seu interior, temos várias divisórias para acomodar individualmente todos os componentes do jogo.
As peças da construção da pista, facilmente se confundem com as peças de uma pista de carros.
Temos vários autocolantes para colar na pista, nomeadamente nos rails de proteção. Temos também uma peça muito original para um jogo que  envolve corridas de carros, um obstáculo. O obstáculo é composto por uma barreira intransponível e um buraco, por onde pode passar a Zball. O que obriga a uma boa apontaria. Também temos uma rampa para saltos. Neste caso temos de ter muito cuidado para que a Zball não saia da pista. Na caixa vêm também alguns pilares, que servem para criar subidas e pontes ao longo da pista. Por aqui, podemos ver o quanto divertido pode ser a nossa corrida de carros.
Na caixa do jogo, podemos encontrar alguns exemplos para construir uma pista. Contudo, no site oficial do jogo, podemos fazer o download do “OfficialTrack Book” que contém variadíssimas pistas que podemos construir. No entanto, dá largas à tua imaginação e constrói as tuas próprias pistas. Se também tiveres o jogo Bisikle, tens a possibilidade de construir pistas ainda maiores, utilizando as peças de construção dos dois jogos. Contudo, podes sempre encomendar os vários tipos de componentes junto da Cepia.
Os componentes são de qualidade, sendo a Zball a grande novidade e inovação deste jogo. Quem pensa que esta bola é igual a todas as outras, está profundamente enganado. A sua composição permite um comportamento exemplar ao longo da pista.
A utilização da Zball para mover os carros está muito bem conseguida e é uma forma inovadora e interessante de fazer mover os nossos carros ao longo da pista.
As regras do jogo são muito simples, têm apenas 1 página. Por isso é daqueles jogos que podemos começar de imediato. A única coisa que pode levar a perder ao algum tempo, é a preparação da pista, caso queiramos idealizar algo de novo.
A mecânica encontrada pelo autor para este jogo, a ZBall, é muito mais interessante que os dados no jogo Moto Grand Prix.
O realismo dos componentes do jogo, com a exceção da traseira dos carros, consegue transmitir a sensação de que estamos perante uma verdadeira pista de carros. Mas, na realidade estamos perante um jogo de tabuleiro muito original, trazendo-nos à memória, as famosas corridas de caricas da nossa infância.
Como é do conhecimento geral, o dreamwithboardgames, tem um gosto muito especial por jogos de tabuleiro ligados ao mundo do desporto. Por isso, as expetativas em relação ao RoadZters eram muitas. Depois de o termos jogado, podemos dizer que não tivemos qualquer desilusão, antes pelo contrário, estamos rendidos à Zball.
Podes jogar este RoadZters de duas formas: corrida ou conta relógio. Mas, podes sempre jogar com estes dois tipos de jogo, com equipas. Apesar de esta opção não fazer parte das regras do RoadZters, pode ser perfeitamente aplicada.
Quem jogar este jogo, vai ter diversão garantida!


Tema/Objectivo









9
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









9
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









9
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,7




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Paulo Santos
Paulo Santos
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Maria Constança Silva

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