Calciotto - Serfer Giochi






Um jogo de Sergio Fersini para 2 jogadores, a partir dos 8 anos, com a duração de 45 minutos.

OBJETIVO DO JOGO
Tens de marcar mais golos do que o adversário para ganhar o jogo!
O jogo pode terminar quando o tempo termina ou depois de um certo número de golos. No primeiro caso, os jogadores determinam, no início do jogo, a duração do tempo de jogo, escolhendo de entre as seguintes opções: 45 minutos, 60 minutos ou 90 minutos.
Se jogarem de acordo com um certo número de golos, determinam no início de jogo, o número de golos do jogo, de entre as seguintes opções: 4 golos; 6 golos; 8 golos; 10 golos.
No modo torneio, uma vitória vale 3 pontos, um empate vale 1 ponto, e uma derrota vale 0 pontos (o torneio pode ser organizado de forma clássica ou por equipas).

FASES DO JOGO
No jogo, duas fases principais alternam-se com frequência: a fase de movimento e a fase de ação.

FASE DE MOVIMENTO
No seu turno, os jogadores lançam os dois dados [1/6] para determinar os pontos de movimento que podem usar nas suas equipas para fazer movimentos e/ou passagens ou rematar à baliza; eles podem passar, rematar ou mover-se por um quadrado por cada ponto de movimento atribuído a esse movimento.


FASE DE AÇÃO
Está dividida em 2 tipos: ação tackle para tirar a bola do adversário e a ação remate à baliza que determina se o remate é um golo ou se é uma defesa do guarda-redes.  


A caixa do jogo está bem ilustrada, conseguindo facilmente transmitir que tipo de jogo é que vamos encontrar no seu interior. Para os fãs deste tipo de jogos de tabuleiro, as ilustrações da caixa conseguem ser suficientemente atrativas para que tenham a tentação de pegar nela e equacionar a sua aquisição. Nada melhor para um jogo sobre o tema do futebol, que ter na sua caixa, uma ilustração de jogadores de futebol com os equipamentos do Brasil e Itália. Esta escolha acertada, que facilmente se explica, dada a nacionalidade da editora do jogo, Italiana e a grande rivalidade que existe entre as seleções de Itália e do Brasil.
Quando abrimos a caixa do jogo, ficámos positivamente agradados com o cuidado que houve com o armazenamento dos componentes do jogo. Dentro da caixa do jogo encontramos um molde em cartão duro que serve para proteger os componentes que se encontram por debaixo dele, ao mesmo tempo que serve para apoiar o tabuleiro do jogo. Por debaixo de molde de cartão encontra-se outro molde em plástico com divisórias individuais para acomodar todos os componentes do jogo.
Por baixo do molde de plástico são guardadas as regras do jogo em várias línguas, infelizmente a língua de camões não marca presença, folhas com a explicação das cartas e duas tabelas de jogadores.
Os jogadores estão muito bem pintados com as cores das seleções do Brasil e da Itália. Os jogadores estão assentes numa base que tem um pequeno orifício para colocar a bola de jogo. Além disso, a base identifica as habilidades de cada jogador.
Cada equipa tem 13 jogadores, sendo que um deles é o guarda-redes,
As bolas também estão bem pintadas e têm um dos lados achatados para que possam poisar no orifício da base dos jogadores.
O cuidado que houve com a pintura dos jogadores, chega ao pormenor de terem pintado as mãos dos guarda-redes para simularem a presença de luvas.
Os materiais utilizados nos jogadores e bolas de jogo são de qualidade.
As ilustrações das cartas estão q.b., cumprem a sua função. Quando se joga pela primeira vez têm de descolar as cartas. Elas são plastificadas e ao estarem prensadas no molde de plástico ficaram coladas umas nas outras. É difícil de aceitar a opção do Italiano como língua dos textos que encontramos nas cartas, uma vez que se trata de uma edição multilingue. Isto obriga a que tenhamos de recorrer às folhas com os sumários das cartas em Inglês para que possamos entender o significado de cada carta. Ao início é um pouco confuso, diminuindo consideravelmente a dinâmica do jogo.
Os dados e as fichas de plástico cumprem os serviços mínimos.
Gostámos da espessura do cartão do tabuleiro do jogo, o que lhe dá a rigidez correta para manter estabilizado o tabuleiro do jogo em cima da mesa. A ilustração do tabuleiro do jogo é básica, mas conseguem criar a ilusão de que estamos perante um relvado.
Num jogo de tabuleiro em que o tema é o futebol, facilmente se percebe qual é o objetivo do jogo, ganhar a partida de futebol. O que procuramos saber é se a mecânica traz algo de novo. O desporto Rei não  é fácil transportar para um jogo de tabuleiro, porque este desporto está rodeado de muitas emoções e paixões, que requer muito trabalho e criatividade, por parte dos autores, para conseguir criar o ambiente caloroso que rodeia um jogo de futebol. Os componentes e as ilustrações podem dar uma grande ajuda, Aqui está um dos pontos fortes deste jogo, porque as ilustrações que simulam o relvado estão boas, dando mesma a sensação de que estamos perante um campo de futebol. Os jogadores estão muito realistas, a forma como se apresentam na sua base, dá a ideia de movimento e a sua base com o orifício para acomodar a bola, dá a perceção da posse de bola e do drible.
Ao nível da estratégia, o jogo, apesar de ter uma forte presença de dados, requer por parte dos jogadores uma utilização constante da “massa cinzenta” porque nem todas as situações do jogo se resumem à utilização dos dados. Outros fatores, como a utilização das cartas no momento apropriado, o posicionamento inicial dos nossos futebolistas e a escolha inicial da equipa, são determinantes para minimizar o fator sorte dos dados.
Quando selecionámos a nossa equipa e posicionamos os jogadores em campo no início do jogo, deve ter em atenção as cartas com que iniciamos o jogo. Ao longo do jogo existe a hipótese de obter mais cartas e como podemos fazer 3 substituições a nossa tática de jogo pode ser atualizada a qualquer momento.
Atenção às habilidades que cada jogador, nomeadamente à sua área de competência, para que possas beneficiar de benesses adicionais ao longo do jogo.
O jogo não é difícil, tem um grau aceitável de dificuldade. Este tipo de jogos é para ser jogado por todos os membros da família e amigos, sem grande perda de tempo para ensinar regras, porque se não deixa de ser atrativo.
O ponto mais negativo são as cartas e os seus textos em Italiano. Torna-se irritante estar sempre a olhar para as folhas sumário. É certo que depois de algumas partidas, começamos a decorar as cartas.
A duração do jogo é determinada pelos jogadores antes de iniciar a partida de futebol.
Este jogo e divertido, as emoções estão sempre “à flor da pele”. A diversão está garantida para quem gosta de futebol.
Ao nível da originalidade e criatividade salientamos a forma original e criativa para fazer o rouba da bola através do “trackle” e marcar as grandes penaltis. O mesmo acontece com a forma, que os autores encontram para os livres. Temos de formar barreira e conseguir com que a bola passe por cima dela e se possível marcar golo.
A originalidade menos conseguida foi haver apenas 8 jogadores de campo (guarda-redes incluído). Esta opção explica-se facilmente pela dimensão do campo de jogo, para poder ter 11 jogadores a sua dimensão teria de ser aumentada. Contudo, esta opção de 8 jogadores tira um certo realismo ao jogo.
A preparação do jogo é relativamente rápida, facilmente começamos a jogar. Muita atenção à escolha que fazemos dos jogadores iniciais.
O Calciotto é um jogo interessante para quem gosta deste estilo de jogos de tabuleiro e para quem gosta do desporto Rei. Quem não gosta de futebol dificilmente vai gostar deste jogo.
Este Calciotto é provavelmente um dos melhores jogos que retrata o desporto Rei.

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









7
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,6


dreamwithboardgames
Comprar o JogoSerfer Giochi
Sergio Fersini BoardGameGeek



Paulo Santos
Paulo Santos
Paulo Santos
Maria Constança

Sem comentários: