Rush n' Crush - Alderac Entertainment Group



Um jogo de Guillaume Blossier, Charly Cazals e Frédéric Henry, para 3 a 6 jogadores, a partir dos 12 anos

Objetivo do Jogo
Rush n’ Crush é um jogo de corridas futurísticas, onde o objetivo é ser o primeiro a alcançar a meta, pois apenas o primeiro lugar é que vale a pena. Independentemente do modo de jogo utilizado (Arcade ou Overdrive) a corrida tem lugar numa pista repleta de obstáculos letais, com adversários ainda mais perigosos e com pouca preocupação pela tua segurança. Em Rush n’ Crush podes artilhar o teu veículo, montar a pista que desejares e desfazer a competição… literalmente.

Regras do Jogo
Sê o primeiro a cruzar a meta, apenas o primeiro lugar pode ganhar! 

Conteúdo:

  • 10 blocos de dois lados que representam as secções da pista;
  • 6 carros de corrida;
  • 6 cartas “painel”;
  • 6 cartas “piloto”;
  • 6 marcadores “manete de mudanças”;
  • 60 fichas "contador" transparentes;
  • 12 fichas vermelhas "mina";
  • 1 ficha "linha" (partida e chegada);
  • 5 dados brancos;
  • 3 dados vermelhos.


Preparar o Jogo
Antes que o jogo possa começar, os jogadores devem criar uma pista. Escolhe algumas secções de pista e liga-as para montar uma pista. A pista não tem de ser fechada. As linhas de Partida e Chegada devem ser decididas em grupo. Aqui estão algumas recomendações:
  • Um formato ideal consiste em 8 a 10 blocos. Alternativamente, é possível usar quatro ou cinco blocos ligados em "círculo" e fazer várias voltas.
  • Uma pista aberta de 10 blocos requer uma superfície de jogo bastante larga.
  • Uma pista fechada consistindo de 5 blocos é jogada com duas voltas à pista.
  • Uma pista fechada 6 a 8 blocos com linha de Partida e Chegada em dois locais separados permite que o jogo seja jogado em menos tempo - 45 minutos ao invés de 1 hora.



Escolher uma Equipa, o Piloto e o seu Carro
Aqui encontra-se uma descrição das equipas, os seus pilotos e os carros que lhes estão disponíveis.
Existem seis modelos de carro de corrida que foram aprovados pelo órgão de gestão para as pistas Rush N’Crush. Cada equipa apresenta dois de seis carros possíveis. 


Existem atualmente seis pilotos no circuito profissional. Estão ligados a uma equipa específica. Quando escolhes um piloto, também estás a escolher a equipa pela qual ele corre e o equipamento de carro que ele prefere. Estes equipamentos dependem do estilo e estado de espírito do piloto. Para alguns pilotos, o seu equipamento de carro tornou-se a sua assinatura pessoal na corrida.


No entanto, todos os pilotos têm dois equipamentos em comum: um Foguete Propulsor e um Extintor de Incêndio. Porquê? Porque ter quatro armas é inútil se o carro não consegue manter-se na estrada.


Os Carros de Corrida do Rush n’ Crush
Alguns modelos de carro são classificados como “Corredores” (letra “R” atrás do número) e outros são como “Bombardeiros” que lançam minas (letra “B” atrás do número). Cada uma das três equipas possui um de cada tipo. Seguem dois exemplos de veículos:

R-13 Relâmpago (Thunderbolt)

O carro preferido da Miúda Maravilha, o Relâmpago foi desenhado para aqueles que têm apenas um objetivo: passar a linha da meta o mais rápido possível demolindo rivais que se metam à frente. Está equipado com um imponente Para-choques de Combate que lhe dá um impressionante poder de impacto. O Computador de Bordo do Relâmpago otimiza as linhas do carro durante as curvas e entre obstáculos. O Relâmpago tem um poder e a velocidade do seu nome.



B-52 Fortaleza Rodante (Rolling Fortress)

O carro favorito do Calibre-X, a Fortaleza Rodante tem Blindagem que lhe dá uma durabilidade excecional. O seu Dispensador de Minas integrado permite-lhe deixar pequenas surpresas explosivas por onde passa. Portanto, a Fortaleza Rodante é um titã das corridas cheio de recursos.



Preparação

» Cada jogador escolhe uma das três equipas apresentadas Equipa de Sonho U.N.A., Equipa Kosmos do Bloco Vermelho ou Equipa Zombie ONI).
» Depois, cada jogador escolhe uma carta de piloto da equipa que escolheu. Coloca um marcador de “ativação” em cada um dos ícones “Equipamento Desativado”.
» De seguida, cada jogador escolhe um dos dois carros disponíveis da sua equipa. Depois, posiciona a sua carta “piloto” no local designado. Coloca um marcador “manete de mudanças” e cinco fichas “mudança” no painel.



A ordem inicial é determinada aleatoriamente (exemplo: lançar um dado). Alternativamente podes colocar todos os jogadores na caixa (ou outro contentor) e tirá-los aleatoriamente. O jogador escolhido para primeiro deve colocar o seu carro na caixa imediatamente atrás à linha de partida. De seguida, o próximo jogador faz o mesmo, e por aí em diante. Quanto todos os carros tiverem sido colocados atrás da linha de partida, a corrida começa.

As regras do jogo em detalhe:
Este jogo tem imensas regras que devem ter a tua atenção. Consulta o livro de regras, traduzido para Português, que disponibilizámos abaixo para tomares conhecimento de todos os aspetos e detalhes.



Análise ao Jogo
Geral

Não podemos deixar de dizer que já há muito que procurávamos um jogo como Rush n’ Crush. Para além de ser uma excitante alternativa ao Formula D ou Race! Formula 90 (são jogos com temáticas diferentes pelo que não faremos uma comparação direta), permite-nos escolher o que queremos e como queremos, o que proporciona horas de jogo e experiências distintas. E carros, armas e explosões… se não fosse um jogo de tabuleiro, quase se podia dizer que estávamos a jogar um clássico jogo de computador.

Abrir a Caixa

As dimensões das caixas são sempre importantes e nota-se que este jogo utiliza um tamanho standard pois quando abrimos a sua caixa, bem, foi hilariante no mínimo. Antes que pensem que os componentes não valem a pena, ao abrirmos a caixa deparamo-nos com imensos blocos modulares da pista mas, debaixo dessa quantidade generosa de ideias interessantes, a caixa, que é do tamanho da caixa do World of Warcraft – O Jogo de Aventura, apenas tem uma ranhura no centro da caixa para os componentes! Os últimos estão bem acomodados e com a ajuda dos saquinhos de plástico separam-se facilmente, mas metade da caixa serviria para acomodar tudo o que este jogo traz!

Componentes

Em relação ao material apresentado dentro da caixa, damos destaque às componentes do tabuleiro, que são grandes peças modulares que se traduzem em pistas gigantescas e bastante apelativas. Para além disso, o facto que se trocam e organizam facilmente, prevê-se que este é um jogo que dificilmente se tornará aborrecido. As restantes peças fazem o que é necessário, dados e marcadores transparentes para assinalar as modificações nos quadros de jogador (algo mais engraçado podia ter sido desenvolvido para isto mas funcionam). Infelizmente e sem rodeios, os carros são péssimos! A nossa maior dificuldade é que se mantenham inteiros e, honestamente, comparados com o nível de detalhe nas ilustrações, deixam muito a desejar em termos de aspeto. Recomendamos super-cola para os fixar definitivamente e um kit de pintura de figuras para lhes dar um pouco mais de vida.
Aspeto/Grafismo
Como mencionámos acima, os modelos dos carros podiam ser ligeiramente mais interessantes mas não é essencial que os decorem para jogar (se o fizerem a experiência será bastante mais cativante). Quanto ao resto do jogo, prima pela sua apresentação, desde a ilustração na caixa, dos manuais e até dos módulos e cartas de jogador. Vale a pena construir uma pista nova só para olhar para ela e o design inteligente não é só para trazer o brilho aos olhos, é também útil para criar um ambiente imersivo e para não confundir o que é necessário com o que é apenas para ilustrar.
Facilidade de Montagem
Não se assustem, mas este jogo não é fácil de montar! Não é por ser complexo ou difícil, é apenas pelo número de coisas que nos permitem alterar. Em primeiro lugar, temos de escolher o modo (Arcade ou Overdrive), construir uma pista com os módulos disponibilizados, escolher equipas, pilotos, carros… e… distribuir componentes, colocar a partida, colocar os modelos na pista e … distribuir os marcadores e colocá-los nas posições iniciais e… ok, agora já podemos começar. Ah! Para construírem uma pista, é aconselhado seguirem as indicações do livro de regras que disponibilizamos abaixo, traduzido para Português.
Jogabilidade
Rush n’ Crush oferece ao jogador a possibilidade de fazer vários tipos de corrida: cuidadoso, arriscado e doido. Em qualquer uma delas, a probabilidade de acabarmos feitos em peças contra um muro é incrivelmente grande, pelo que preferimos as últimas, sempre se torna mais excitante! Para movimentarmos o nosso carro, jogamos não com os dados mas com o risco e um pouco (muito pouco) de sorte. É neste aspeto que este jogo brilha pois se quisermos arriscar, temos mais probabilidade de sofrer consequências menos agradáveis. As ações principais do jogo são Acelerar (que aumenta ligeiramente a velocidade), Abrandar (que desconhecemos o seu uso!... ok… que nos permite diminuir a velocidade), Manter a Velocidade e Mudar de Mudança. Para travar é necessário é usar pontos de travão, para acelerar ainda mais é possível usar pontos de turbo, mas corremos o risco de sobreaquecer o motor quando aceleramos demais e ainda por cima, muita velocidade faz com que não consigamos mudar facilmente a direção do carro… o que não são boas notícias quando temos um muro a 4 caixas de distância. Todas as modificações em pontos são assinaladas na carta do jogador com os marcadores transparentes, e é essencial que se reflita sempre sobre este quadro antes de realizar a jogada. Um deslize de atenção é o pior dos perigos neste jogo, muito mais que o malfadado muro!
Para além de tudo isto a que temos de prestar atenção, ainda temos de nos preocupar com as colisões com os adversários e o movimento forçado a que podemos estar sujeitos, o equipamento que cada um deles tem (não vá uma mina aparecer do nada, mesmo à frente do nosso nariz) e todos os aspetos do seu carro. Apenas prevendo se o adversário pode ou não acelerar, se vai ter de travar a fundo, se ainda tem minas para nos estragar a vida ou pontos de turbo para fugir, é que podemos garantir uma fantástica e entusiasmante vitória! Ou pelo menos não irmos contra um muro… pelo menos isso…
Complexidade das Regras
Este jogo apresenta bastantes regras, não são complexas, mas são bastantes. A dimensão do livro de regras pode assustar mas após a preparação e tendo o livro por perto durante as primeiras jogadas, facilmente se “apanha o jeito”. Não existem estratégias fantásticas ou grande planeamento pois dada a interatividade proporcionada pelo jogo, é mais importante saber o que fazer na hora do que planear dez jogadas com antecedência.
Rejogabilidade
O jogo pode não trazer modos alternativos mas dado o nível de customização que nos permite, dificilmente se tornará repetitivo. E se for necessário, um pouco de imaginação permite a criação de novos modos de jogo, em equipas, com regras especiais… tentar capturar um adversário…
Temática
Rush n’ Crush é uma experiência imersiva e facilmente nos perdemos na excitação da corrida. O ambiente proporcionado pelas ilustrações escuras é ideal para noites com amigos e, se esquecermos os modelos dos carros (que estragam a ilusão) podemos afirmar que ilustra bem uma corrida cyberpunk futurista.
Conclusão
Em conclusão, Rush n’ Crush é uma boa aposta para os entusiastas de corridas, para os entusiastas de jogos rápidos e sempre diferentes e para os entusiastas de “colisões com muros”!


Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









9
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









9
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









8
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









6
Caixa do jogo/Apresentação









8
Preço/Vale o Dinheiro









8
Apreciação Global7,8


dreamwithboardgames
Guillaume BlossierCharly Cazals
Frédéric HenryBoardGameGeek



Paulo Santos
Diogo Silva
Diogo Silva
Paulo Santos

Sem comentários: