Illusio - Funforge

Um jogo de Philippe Nouhra, para 2 a 6 jogadores, a partir dos 8 anos de idade, com aduração de 30 minuto.



Objetivo do Jogo
Em Illusio, o jogador assume o papel de um mago, que compete com outros para vencer uma competição de magia. Para tal, tem de preparar com sucesso truques de vários tipos e tentar sabotar os seus adversários, de forma a obter o maior número de pontos de prestígio.

Equipamento
32 cartas de Objetivo
64 cartas de Componente
26 cartas de Ação Especial
10 cartas de Mago
Livro de Regras
Também vais precisar de papel e lápis para apontar a pontuação de cada um.


Regras Principais: objetivos e componentes
Cada jogador assume o papel de um mago que tenta vencer o show, obtendo o maior prestígio (simbolizado por pontos de prestígio). Recebê-los alcançando Objetivos mais ou menos complicados, escolhidos de entre quatro domínios da magia (Close-up/Truque ao Perto, Illusion/Ilusão, Evasion/Evasão, Mentalism/Mentalismo). Cada domínio é reconhecido facilmente graças a cores específicas.
Para preparar os seus truques, cada mago obterá vários itens chamados Componentes, que pertencem aos seguintes grupos e tipos:
Accessories/Acessórios (Scarf, Rope, Cards e Blades), Animals/Animais (Rabbit, Dove e Tiger), Tricks/Truques (Cortina, Espelhos e Fumo), Boxes/Caixas (Mala, Jaula e Reservatório), Audience/Audiência e Formulas/Fórmulas.



Consoante o truque alvo, o mago necessitará de diferentes quantidades e diferentes tipos destes Componentes. Os Componentes necessários são indicados nas cartas de Objetivo.



Existem 4 valores que correspondem aos 4 níveis de cartas de Objetivo (vê também o capítulo "Exibir e pontuar truques de magia").


Preparação do jogo

1) Seleção do jogador inicial

Cada jogador tira uma carta do baralho de cartas de Objetivo, o que tirar a carta com maior nível é o jogador inicial. No caso de empate, os jogadores empatados tiram cartas até que o empate seja resolvido. De seguida, todas as cartas de Objetivo são baralhadas e é composto um baralho.

2) Personagens

Cada jogador representa uma personagem escolhida aleatoriamente das cartas de Mago. Cada Mago tem um talento específico que pode ser realizado gratuitamente (em si ou noutro jogador) uma vez por ronda. Estes talentos estão descritos em cada carta.

3) Baralhos

São constituídos dois baralhos: um com as cartas de Objetivo (quadradas) e outro com as cartas de Componente e cartas de Ação Especial (que são baralhadas em conjunto). Quando as cartas de um dos baralhos se esgotarem, baralha o monte de descarte e coloca-o com a face para baixo para formar um novo baralho.

4) O "Concurso"

São reveladas quatro cartas de Objetivo no centro da mesa, num espaço comum chamado Concurso. Nunca pode haver mais ou menos que quatro cartas no concurso: quando tiras uma carta de Objetivo do concurso, tens de substituí-la por outra do baralho. Os jogadores podem capturar uma carta de Objetivo do Concurso, assim que tiverem pelo menos metade dos Componentes necessários para o alcançar. Nenhum jogador pode ter mais que duas cartas de Objetivo à espera de serem realizadas.
 

5) Distribuição das Cartas
No início do jogo, cada jogador tira quatro cartas (não se mostram aos adversários) do baralho Componentes/Ações Especiais, para compor a sua mão inicial.


Ações

Depois de tirar as suas cartas, o jogador pode escolher até duas ações da lista abaixo (a mesma ação pode ser jogada duas vezes):



A - O jogador pode colocar uma carta de Componente à sua frente, para preparar um truque de magia. Estas cartas formam uma área chamada Bastidores.
B - O jogador pode jogar uma carta de Ação Especial.
C - O jogador pode descartar tantas cartas quantas quiser, e tirar tantas cartas do baralho Componentes/Ações Especiais quantas as que descartou (não representada na imagem).
D - O jogador pode tirar uma carta de Objetivo do concurso (que vai para a sua área "a preparar") colocando à sua volta, provenientes dos seus Bastidores, pelo menos metade (arredondado para cima) Componentes necessários. Quando isto é realizado, estes Componentes deixam de poder ser transformados (quer por magia ou por uma carta).
E - O jogador pode colocar um Componente, diretamente da sua mão ou dos seus Bastidores, à volta de um Objetivo a ser preparado.
F - O jogador pode descartar um dos seus Objetivos atualmente a ser preparado, para devolver os seus Componentes aos seus Bastidores (podem ser transformados novamente).

Exibir e pontuar truques de magia

Um truque de magia é exibido (sem contar como uma ação) quando tens todos os Componentes necessários, colocados à sua volta. Anuncias então "estou a exibir [nome do truque]". Como segunda ação, o jogador pode jogar uma carta de Ação Especial neste truque. O truque mantém-se em exibição por uma ronda (o que significa desde o final do turno do jogador até ao início do seu próximo turno), durante a qual, os outros jogadores podem agir sobre o mesmo (com cartas de Ação Especial). Quando a ronda termina, o jogador descarta os Componentes que foram usados para preparar no truque, mantém a sua carta de Objetivo (colocando-a ao seu lado) para determinar pontos de bónus por especialização de domínio de magia (ver abaixo) e aponta os seus pontos. 

Pontuação base
Um truque de magia apresentado com sucesso rende, no mínimo, tantos Pontos de Prestígio quanto o nível da carta de Objetivo (nível 1 = 1 ponto; nível 2 = 2 pontos, etc.) Dois tipos de bónus podem ser adicionados a esta pontuação base.

Bónus de precisão


Quando um truque mostra um tipo específico de Componente como pré-requisito, também pode ser realizado com qualquer Componente do mesmo Grupo de Componentes. Por exemplo, um truque em que precisas de um rabbit (coelho) pode ser realizado com qualquer animal. Contudo, se o tipo necessário foi usado, o truque é realizado na perfeição. Nesse caso, o mago recebe um bónus de 1 ponto de prestígio adicional por cada componente exato usado. Este bónus não se aplica à Audience (Audiência) e Formula (Fórmula) (esses grupos não têm tipos).


Bónus de especialização


Quando um jogador decide especializar-se num domínio de magia, ele recebe pontos de bónus da seguinte forma: 1 ponto de bónus por cada novo Objetivo exibido com sucesso, do mesmo domínio de magia.
Podes especializar-te em vários domínios, cada um pagando o seu próprio ponto de bónus. Por exemplo, 5 truques Mentalism (Mentalismo) pagam 4 pontos de bónus, enquanto 2 Mentalism + 3 Illusion (Ilusão) apenas pagam 3 pontos de bónus (1+2).

Ganhar
O jogo termina quando um dos jogadores alcançar um mínimo de 12 pontos de Prestígio. O objetivo pode ser modificado caso decidas prolongar ou encurtar o jogo.



Análise ao Jogo
GERAL
Illusio é um jogo curioso. Com isto queremos dizer que, embora seja um jogo que até nos consegue entreter, metade do tempo não se decide sobre o tipo de jogo que quer ser. Os autores classificam-no como um jogo de “morte súbita”, o que considerámos uma justificação para a cómica duração de cada sessão de jogo. Os autores tinham conhecimento dessa duração e portanto deixam a nota que a mesma pode ser alterada consoante desejado, apenas recomendámos cuidado porque a constante repetição presente neste jogo pode originar momentos enfadonhos.
ABRIR A CAIXA
Não podemos dizer que não gostámos da caixa do jogo, pequena e compacta, faz o que é preciso. Salientámos que, pelo menos, fica bem na estante. Dentro, a mesma traz um separador de cartão, que permite a separação das cartas por tipo. Não há muito mais a dizer, a simplicidade funciona, não ganha prémios pela organização e pelo cuidado, mas é funcional e por vezes isso basta. Está longe de ter uma caixa como a do “Modern Art” contudo.
FACILIDADE DE MONTAGEM
Como todos os jogos pequenos e casuais, Illusio é fácil de montar. Basta baralhar as cartas de personagem e dar uma a cada jogador, baralhar as cartas de Objetivo e dispor quatro no centro da mesa (após se ter decidido o jogador inicial) e baralhar as restantes cartas para formar um baralho. Cada jogador recebe uma mão de cartas inicial e o jogo fica pronto a começar. Recomenda-se uma folha de papel e caneta para apontar a pontuação, que varia bastante durante o jogo.
COMPONENTES
Quanto à qualidade dos componentes, bem, não há muito a dizer. São cartas, de papel resistente… e é isso, é um jogo de cartas para todos os efeitos. A inclusão de um bloco de notas personalizado teria sido uma adição bem-recebida. A caixa é robusta mas o mesmo não se pode dizer das divisórias da mesma, que rapidamente cederam.
ASPETO/GRAFISMO
Como mencionámos acima, a caixa do Illusio fica bem na estante. A ilustração da mesma, com os tons utilizados, dá-lhe um charme agradável, e o mesmo surge nas cartas. As ilustrações estão bem-conseguidas e nota-se o empenho para fazer deste um jogo que se mantém fiel à época que representa.
JOGABILIDADE
A premissa de Illusio é simples, tentar arranjar os materiais necessários para criar ilusões. Depois, consoante o usado, acrescido de modificadores, o jogador recebe pontos. Este processo é repete-se até que um dos jogadores alcance um determinado número de pontos. Para começar, cada jogador recebe uma carta de mago, que lhe dá uma habilidade especial durante o jogo. Estas habilidades são por norma modificadores, que recompensam certas ações ou que possibilitam alterações de cartas (podem fazer o jogador receber pontos extra). De seguida, são lançadas quatro cartas de objetivo para a mesa, para que possamos começar a preparar um truque, precisámos de ter pelo menos metade dos componentes de um dos presentes na mesa, esses componentes têm de estar numa zona chamada “bastidores”. Quando os temos, podemos recolher esse truque, quando tivermos todos os componentes (à volta do truque) podemos exibi-lo e deixá-lo à mercê dos nossos adversários. No turno seguinte, esse truque rende pontos, seguindo algumas regras.
A jogabilidade é simples, Illusio não complica muito o que é necessário fazer para ganhar, mas consequentemente, também não oferece muita variedade de estratégias. Independentemente do número de jogadores, o jogo resume-se à sorte. Por turno, apenas temos duas ações, se a nossa mão de cartas nos trouxer cinco cartas de ação especial quando precisámos de um “tigre”, temos de gastar uma ação a descartar cartas e receber novas, o que nos pode trazer tudo menos o que precisámos. O jogo permite uma certa margem de manobra ao completar os objetivos, mas atingir a perfeição no truque rende mais pontos, o que torna necessária uma gestão da mesa, avaliar se podemos esperar mais uma ou duas rondas ou se temos de pontuar rapidamente.
Por norma, o jogo limita-se à colocação de componentes, obtenção de truques, exibição e modificação dos mesmos, com uma ou outra ação especial aqui e ali. As últimas tentam, sem sucesso, criar alguma interatividade no jogo, contudo, jogar contra outros jogadores ou contra um baralho de cartas (ou um dado) é praticamente o mesmo. Não podemos deixar de mencionar o patético limite, tivemos de ler o livro de regras várias vezes para ter a certeza que estávamos a fazer bem as pontuações e que o jogo acabava mesmo ali, recomenda-se uma alteração a esse limite, seja no número de cartas de Objetivo (como no Takenoko) ou outra forma qualquer. Recomenda-se também que o limite não seja exagerado, pois este jogo é repetitivo, mesmo repetitivo.
COMPLEXIDADE DAS REGRAS
Illusio não é um jogo complicado de aprender. O manual é bem explícito embora pudesse beneficiar de uma melhor organização. Um pequeno jogo de teste é o suficiente para memorizar todas as regras, não sendo necessária uma constante consulta do livro de regras.
REJOGABILIDADE
Sendo um jogo simples e rápido, não se podem esperar grandes variações. A variável mais significativa é talvez a carta de personagem atribuída no início do jogo, que oferece uma ação única. Dado o número de cartas de Mago (10) é possível jogar vários jogos onde a estratégia tem de se adaptar, contudo, como mencionámos acima, estas ações atuam como modificadores, logo os seus efeitos podem alterar um momento do jogo mas não a totalidade do mesmo.
TEMÁTICA
Este jogo apresenta um tema interessante, mas a sua exploração podia ser mais pronunciada. Os truques não passam do nome e os componentes não passam daquilo que são. Salvam-se as ilustrações mas não é um jogo que nos consiga fazer imaginar.
CONCLUSÃO
Illusio, de fácil preparação, fácil transporte e que ocupa pouco espaço pode ser agradável, para um ou dois jogos rápidos. Contudo, falha redondamente na tentativa de ser mais que jogo de solitário. Ótimo para viagens e tempos de espera.

Tema/Objectivo









5
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









8
Jogabilidade/Interacção









6
Estratégia/Dificuldade









5
Duração/Diversão









4
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









8
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









6
Apreciação Global6,2


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