Galaktico - Pfifficus Spiele



Um jogo de Helge Ostertag, para 2 a 3 jogadores, a partir dos 10 anos de idade, com a duração de 40 minutos.



Objetivo do Jogo
Em Galaktico o jogador lidera uma armada estelar. O seu objetivo é preparar as suas naves espaciais com escudos e armas escolhidas a dedo para derrotar as armadas adversárias. Este é um jogo de estratégia tática, onde um pequeno deslize pode custar a vitória e, como num jogo de xadrez, cada jogada conta e estar três passos à frente do inimigo é essencial para a sobrevivência.


Conteúdo
As naves espaciais são figuras feitas à mão e devem ser manuseadas com cuidado.
» 1 Tabuleiro de jogo, composto por três setores
» 24 Meteoros
» 48 Figuras, 16 em cada uma das três cores
- 3 x 1 estação espacial
- 3 x 3 destruidores
- 3 x 3 caças estelares
- 3 x 4 cruzadores
- 3 x 5 batedores
» 54 Cartas de Jogo, 18 por jogador:
- 3 x 4 cartas de nave espacial
- 3 x 6 cartas de escudo
- 3 x 8 cartas de arma
» 30 Pontos
- 20 x 1
- 6 x 5
- 4 x 10


Preparação
O TABULEIRO é montado unindo os três losangos e os PONTOS são preparados para o jogo.
Cada jogador escolhe uma cor e recebe as 16 figuras da mesma.

Cada jogador escolhe um tipo de carta, com um verso específico (círculo, hexágono ou pentágono) e recebe as 18 cartas com esse símbolo/verso:

4 cartas de nave espacial, colocas à frente de cada jogador



6 cartas de escudo, para equipar nas naves espaciais



8 cartas de arma, para equipar nas naves espaciais


Cada jogador recebe um saco para guardar os seus pontos em segredo.

Equipar naves espaciais
No início de um jogo, cada jogador equipa as suas naves espaciais com cartas de escudo e de arma. O equipamento será válido para todo o jogo e não pode ser trocado enquanto o mesmo estiver a decorrer.
As naves espaciais são equipadas com cartas de arma para aumentar a sua força em COMBATE: a nave espacial mais forte captura a nave espacial mais fraca.
As naves espaciais são equipadas com cartas de escudo para enfraquecer as cartas de arma adversárias e consequentemente as suas naves espaciais.
Todos os jogadores equipam cada um dos seus 4 tipos de nave espacial (batedor, cruzador, caça estelar e destruidor) com UMA carta de escudo e DUAS cartas de arma, que são colocadas, viradas para baixo no espaço de carta de nave espacial apropriado. As duas cartas de escudo que sobrarem a cada jogador são colocadas de volta na caixa, não são necessárias para este jogo.

Preparação do jogo
Cada jogador escolhe um setor espacial e coloca 8 meteoros e a sua estação espacial, como mostrado abaixo. Jogo de dois jogadores: também são colocados meteoros no terceiro setor.


Cada jogador coloca as seguintes naves espaciais em qualquer um dos espaços assinalados (uma nave por espaço):
1 destruidor
1 caça estelar
2 cruzadores
3 batedores
 
As restantes naves espaciais são colocadas à frente de cada jogador, como reserva. Ao longo do jogo, as naves espaciais da reserva podem ser lançadas a partir da estação espacial.
A preparação é realizada, em segredo, cobrindo o teu sector, para que o teu adversário não veja como colocaste as tuas naves.

Como jogar o jogo
O jogador à esquerda do jogador mais impaciente começa, seguindo-se os restantes em sentido horário. No seu turno, cada jogador tem de realizar duas ações. Podes escolher de entre as seguintes ações:
» Movimento/combate: Move a tua nave espacial de acordo com o seu alcance máximo. Dá-se um combate quando moves a tua nave para o espaço de uma nave adversária.
» Lançar uma nave espacial: Na tua estação espacial podes lançar uma nova nave espacial da tua reserva. A nave espacial está desativada até sair da estação espacial.
» Mover um meteoro: No teu setor ou dentro de um campo de gravidade de qualquer um dos teus destruidores, podes mover um meteoro por um espaço.

Restantes regras
Podes consultar o resto das regras no manual traduzido para português que disponibilizamos abaixo.
 

Analise ao Jogo

GERAL
Galaktico, seja através da sua premissa ou através da sua simplicidade, é um jogo cativante. Inicialmente, dada a aparência da sua caixa, pensamos que as experiências providenciadas pelo mesmo deixariam a desejar, mas, não se deve nunca julgar um jogo pela caixa, como já tantas vezes foi provado. Nota-se, em cada aspeto, a dedicação dos criadores e avança-se já que foi uma grande aventura de jogo e de descoberta.

ABRIR A CAIXA
Para uma produção tão pequena, não foi surpreendente a caixa mostrar apenas uma etiqueta com a capa do jogo e não uma impressão total. Dentro da mesma encontra-se uma pequena divisória, capaz de armazenar os componentes do jogo e dois sacos de pano. As cartas são facilmente arrumadas num saquinho de plástico ou com um elástico e portanto não surgem grandes problemas. Não existe muito mais a apontar, não tem a melhor organização mas está longe de ser problemática. Apenas, dada a sensibilidade das peças – produzidas à mão e num material quebrável – podia trazer uma zona que oferecesse maior segurança.

FACILIDADE DE MONTAGEM
O jogo monta-se facilmente, havendo apenas três peças para construir o tabuleiro e estando os componentes divididos de acordo com certas características. As naves de cada jogador têm uma cor específica, o que facilita a sua distinção durante o jogo e durante a separação dos componentes. As cartas de cada um têm também um símbolo que as distingue e os meteoros são facilmente distribuídos pelo terreno – com base nas indicações do manual de instruções. A montagem não deve demorar mais que uns 3 minutos da primeira vez que se joga e, nas posteriores iterações, não mais que 1 minuto. O jogo também não ocupa muito espaço, podendo ser jogado numa mesa de café ou num pequeno balcão, fazendo assim dele um ótimo jogo para viagens (NOTA: se o jogo for transportado, as naves devem ser acolchoadas para evitar que se partam).

COMPONENTES
Neste aspeto, podem-se desculpar algumas falhas dado o aspeto artesanal do jogo, todavia, temos de apontar as mesmas. As naves, embora apelativas e interessantes, foram construídas num material que tem tendência a quebrar e pode ser incomodativo ao toque. O tabuleiro podia ser mais plano e ter algum tipo de encaixe que permitisse “agregar” os vários setores e os meteoros podiam ter algum tipo de tratamento para evitar que larguem pequenos detritos. Novamente, sublinhamos que todo este material foi construído num orçamento limitado e que a nossa análise tem isso em conta. No fundo, tendo em conta as circunstâncias, o resultado é interessante e funcional.

ASPETO/GRAFISMO
A temática espacial, com tons de cinza e esbatidos foi uma aposta inteligente por parte dos designers, oferecendo assim ao jogo o ambiente isolador do espaço. Também apreciámos a escolha de cores das naves e a composição das cartas, que realçam uma simplicidade apelativa e nunca aborrecida.

JOGABILIDADE
Este jogo pode parecer simples mas acaba por se tornar incrivelmente complexo e estratégico, podendo um pequeno erro detonar todas as perspetivas de vitória. Cada jogador possui uma armada e uma estação espacial, e o seu objetivo é destruir a estação adversária ou grande parte da armada inimiga. Para o fazer, tem de escolher combinações de arma e escudo eficazes, que quando experimentadas contra as naves adversárias, oferecem feedback sobre mais decisões que têm de ser tomadas. Por exemplo, se uma nave for destruída por uma adversária, os tipos de nave utilizados devem ser registados e o jogador deve evitar esses confrontos, dando preferência a outras naves, com outro tipo de ataques ou habilidades especiais. O jogo também apresenta obstáculos naturais na forma de meteoros, que não podem ser atravessados (a não ser por um tipo específico de nave) mas podem ser movidos, bloqueando a passagem de naves inimigas. Embora aparente ser complexa, a estratégia fundamental do jogo é facilmente adquirida, o que realmente importa é como devemos reagir às jogadas adversárias.

COMPLEXIDADE DAS REGRAS
O jogo não apresenta muitas regras nem grande complexidade nas mesmas, podendo um iniciante tomar conhecimento de todas em pouco tempo. O manual explica todos os aspetos com exemplos, contudo, uma ou outra regra deixa espaço para dúvidas, o que pode levar a alguma discussão. Na tradução das regras apresentada abaixo foi feito um esforço para que as mesmas fossem todas esclarecidas.

REJOGABILIDADE
A mudança de armada em nada influencia novos jogos. A rejogabilidade prende-se às alterações nas combinações de escudo e armas que o jogador atribui às suas naves e, também se podem alterar as configurações do terreno, colocando os meteoros noutra disposição ou removendo os mesmos na totalidade.

TEMÁTICA
O jogo faz, como já referimos, um bom trabalho em levar o jogador para um ambiente isolado e alusivo à conquista espacial, através dos materiais e da escolha das cores utilizadas e também pelas interações que proporciona.

CONCLUSÃO
Em suma, Galaktico é uma experiência interessante que será sempre uma boa aposta para pequenos grupos que apreciem estratégia por turnos e que não tenham receio de arriscar. 

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









7
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









8
Estratégia/Dificuldade









8
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









8
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









7
Apreciação Global7,6


dreamwithboardgames
Comprar o JogoPfifficus Spiele
Helge OstertagBoardGameGeek



Paulo Santos
Diogo Silva
Diogo Silva
Paulo Santos

Sem comentários: