Tulipmania 1637 - JKLM




Um jogo de Scott Nicholson, para 3 a 5 jogadores, a partir dos 12 anos, com a duração de 60 minutos.

Objetivo do Jogo
No que é considerado o primeiro mercado-bolha registado (onde os compradores pagam uma quantia superior que não corresponde ao valor real do artigo), foram os Holandeses que se destacaram, com os seus astutos investidores que sabiam quando vender, isto é, imediatamente antes da bolha rebentar e dos preços caírem. Em Tulipmania 1637, o jogador assume o papel de um desses investidores no mercado da tulipa do século XVII e o seu objetivo é negociar a compra e venda da tulipa de forma a obter o maior lucro possível.

Regras do Jogo
Em Tulipmania 1637 o teu objetivo é fazer investimentos inteligentes, fazer subir os preços artificialmente, depenar a tua rede na melhor altura e depois fazer a tua escapatória da Tulipomania com a maior quantia de dinheiro possível.

Conteúdo:

  • 55 tulipas, 11 em cada uma das 5 cores
  • 40 cartas de comprador, 8 x 5 cores
  • 25 cartas de ação, 5 x 5 ações diferentes
  • 1ttabuleiro
  • Dinheiro em notas de f25, f100, f500 e f1000; 100,00 Florins no total.
  • 1 carta de jogador atual
  • 1 carta de prioridade de ações
  • Livro de Regras

Tabuleiro de Jogo
O tabuleiro contém um determinado número de espaços. Estes estão divididos em espaços brancos "preço atual", espaços amarelos "rebentar" e espaços cinzentos de "transição". Estes espaços estão ligados por setas verdes de "compra", setas douradas de "especulação" e setas rosa de "venda". Existe uma tulipa de cada cor no tabuleiro. Este é a tulipa indicadora de preço para essa cor de tulipa.



Visão Geral
Cada jogador tem um conjunto de 5 cartas de ação - uma de cada tipo. Cada carta de ação mostra o preço da tulipa antes da ação, o novo preço após a ação e o preço que é pago pela tulipa. Se forem necessárias cartas de comprador estas também são mostradas.
Cada jogador compra e vende tulipas. O valor atual de cada cor de tulipa é indicado pelo valor do espaço de preço atual que contém a tulipa indicadora de preço dessa cor. À medida que o jogo avança, o preço de cada cor de tulipa irá subir e descer, até que eventualmente rebente e o mercado para essa cor de tulipa colapse.
Cada carta de comprador representa um comprador da tua rede. Cada um está interessado em comprar uma tulipa de uma determinada cor. O seu dinheiro está incluído no banco.


As tulipas e dinheiro que cada jogador tem são públicos e o número de cartas que cada jogador segura também, contudo, a cor das cartas de comprador é secreta.

Preparação
Para um jogo de três jogadores, remove os seguintes componentes do jogo:

  • Todas as cartas de comprador, azuis e vermelhas.
  • Todas as tulipas azuis e vermelhas.
  • Duas tulipas roxas, duas amarelas e duas laranjas.
Para um jogo de quatro jogadores, remove os seguintes componentes do jogo:

  • Todas as cartas de comprador vermelhas.
  • Todas as tulipas vermelhas.
  • Uma tulipa roxa, uma amarela, uma laranja e uma azul.
Para um jogo de cinco jogadores, todos os componentes são usados.


Preparação do Jogo

  • Coloca o tabuleiro no centro da mesa, ao alcance de todos.
  • Dá a cada jogador 1 tulipa de cada cor. Coloca 1 tulipa de cada cor no espaço f50 do tabuleiro. Coloca as restantes 5 tulipas de cada cor num monte ao lado do tabuleiro.
  • Dá a cada jogador 5 notas de f100 e 8 notas de f25 (700 Florins no total). Coloca o restante dinheiro num banco ao lado do tabuleiro.
  • Dá a cada jogador um conjunto de 5 cartas de ação - uma "4 - Especular", um "3 Especular por procurador", uma "2 - Comprar", uma "1 - Comprar por procurador" e uma "Passar". Remove as restantes cartas de ação do jogo.
  • Baralha as cartas de comprador e dá 3 cartas a cada jogador.

Modo de Jogar
Os jogadores jogam por turno.
Em cada turno, o jogador com a carta de jogador atual realiza quatro ações:

I.Vender uma tulipa. Ele coloca uma tulipa à venda. Os outros jogadores decidem simultaneamente se querem comprar a tulipa pelo valor atual ou aumentar o preço artificialmente através de especulação. Os jogadores podem chamar um comprador externo para comprar ou especular sobre a flor.
II.Tirar uma nova carta de comprador, adicionando-o à sua rede de compradores (primeiros três turnos apenas).
III.Comprar uma tulipa, adicionando-a ao seu stock.
IV.Passar a carta de jogador atual.

As ações dos jogadores causam a subida e descida do preço das tulipas. Isto continua até que o preço suba demais e se dê a quebra do mercado dessa cor de tulipa e os jogadores vendam todo o seu stock, de preferência vendedores conhecidos.


Quando apenas existir uma cor de tulipa que ainda não tenha quebrado, ela quebra quando os jogadores vendem o resto do seu stock e o jogo acaba. O jogador com mais dinheiro vence.


Análise ao Jogo
Geral
Tulipmania 1637 apresenta aspetos que nos atraem, começando pelas bases históricas em que se assenta (sempre bom para trabalhar com os mais novos), passando pelas dimensões atraentes (fácil de arrumar) e a facilidade de jogar. Alguns aspetos fazem com que não brilhe e a jogabilidade podia ser mais entusiasmante e interativa, mas mais detalhes sobre esses aspetos em baixo.
Abrir a Caixa
Começando pela caixa e pelas suas dimensões, que são ideais para este tipo de jogo (rápido e acessível). Apresenta-se fácil de arrumar, pequena, e ideal para a secção de jogos pequenos (onde podemos encontrar por exemplo o ZOMBIES). Uma caixa pequena por norma significa um tabuleiro pequeno ou poucos componentes e é o que encontrámos neste jogo (não significa no entanto, fraca qualidade), mas mais sobre isso na próxima secção. A arrumação é simples e facilmente o conteúdo é agrupado com um elástico e um saquinho de plástico, o que se traduz numa caixa sem espaços definidos, nada que não seja lugar-comum.
Componentes
Os poucos componentes que constituem este jogo são simples, as pequenas notas de papel são frágeis e, embora façam o que é necessário, não são apelativas, podendo mesmo afirmar-se que são banais. As tulipas são pequenos marcadores de madeira, simples mas a sua forma ilustra bem o que tenta representar e quanto às cartas, nada a assinalar. Não apreciamos em particular o tabuleiro, cuja dobra faz com que fique com uma pequena elevação, sendo necessário vincar o mesmo para que se mantenha completamente na horizontal (o que eventualmente irá romper a ilustração). Para um jogo pequeno de baixo custo de produção compreendemos as decisões quanto ao material mas o resultado final não impressiona e pode afastar alguns jogadores.
Aspeto/Grafismo
Para além da ilustração da caixa, não há muito que se possa dizer sobre o aspeto deste jogo. É castanho… pronto, demasiado castanho. As tulipas são coloridas e as setas entre os espaços facilitam a jogabilidade mas para além disso… castanho, muito castanho. Um jogo de tabuleiro depende muito do seu aspeto para chamar novos jogadores e este grafismo praticamente monocromático é pouco apelativo.
Facilidade de Montagem
O jogo é fácil de preparar, sendo apenas necessário colocar o tabuleiro no centro da mesa, dispor as tulipas nos espaços f50 (uma de cada cor) e criar reservas com as restantes. Cada jogador recebe também f700 (o restante capital forma um banco) e 5 cartas de ação (1 de cada tipo). Finalmente, as cartas de comprador são baralhadas, distribuídas e as que sobrarem (consoante o número de jogadores) formam o baralho de compradores. O processo não é difícil nem confuso e todos os componentes podem ser separados na caixa para jogos futuros.
Jogabilidade
Toda a mecânica do jogo revolve à volta das cinco ações possíveis, e o objetivo máximo é fazer crescer o preço das tulipas para as vender antes que a bolha rebente. Há que ter atenção ás movimentações de cada cor de tulipa pois quando o mercado rebenta, todas os componentes dessa cor são removidos e podem ocorrer grandes prejuízos. Eventualmente, como jogo não oferece grande interação, os jogadores começam a tentar prever as jogadas dos adversários, tentando jogar de forma a que eles caiam em situações onde tenham prejuízos ou que forcem outros a ter lucros e talvez seja esse o ponto fundamental do jogo, mas o ritmo do mesmo pode tornar-se pouco entusiasmante com o tempo gasto neste calculismo. Outro aspeto que foi notado foi a falta de conversa durante o jogo, algo que não estamos habituados e que atribuímos a culpa à necessidade que o jogador tem de estar sempre atento às jogadas adversárias (quase poker). Bem, se procuram um jogo em que seja essencial estar atento aos movimentos dos adversários e onde o fator social não seja relevante, este recomenda-se.
Complexidade das Regras
O mais complexo neste jogo não são as regras, nem tão pouco a interpretação das mesmas, sendo os mecanismos bastante acessíveis. A questão é quando e onde aplicar o quê… isso é que tem tendência a dar dores de cabeça. A curva de aprendizagem é tolerante, podendo o jogador conhecer todas as ações no primeiro turno sem dificuldade. A aplicação dessas ações é que se torna desafiante!
Rejogabilidade
À exceção do facto que o jogo tem um pequeno elemento de aleatoriedade, poucas opções de rejogabilidade existem, ele manter-se-á o mesmo em todas as iterações. Isto permite ao jogador melhorar a sua estratégia mas também cria o perigo de se tornar monótono.
Temática
Apreciamos a componente histórica e toda o envolvimento na situação do mercado-bolha e este jogo pode ser facilmente utilizado em contexto escolar (com algumas modificações a nível gráfico). Não é, contudo, uma experiência imersiva, é um bom jogo de estratégia financeira, mas em momento algum nos transporta para outra realidade, o que dado o contexto em que se baseia, é um aspeto que podia ter sido mais explorado.
Conclusão
Em suma, se apreciam pequenos jogos que obrigam o jogador a concentrar-se em todos os movimentos adversários ou se querem experimentar um jogo com bases históricas, esta é uma opção interessante… mas não recomendada.
 

Tema/Objectivo









7
Mecânica/Regras









5
Componentes/Artwork









4
Jogabilidade/Interacção









5
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









4
Originalidade/Criatividade









6
Preparação/Começar a jogar









7
Caixa do jogo/Apresentação









4
Preço/Vale o Dinheiro









5
Apreciação Global5,3


dreamwithboardgames
Scott NicholsonJKLM Games
Comprar o JogoBoardGameGeek



Paulo Santos
Diogo Silva
Diogo Silva
Paulo Santos

Sem comentários: