Strada Romana - Blackrock Editions




Um jogo de Walter Obert, para 2 a 5 jogadores, a partir dos 8 anos de idade, com a duração de 45 minutos.



Sob o domínio do Imperador Trajano, na Roma Antiga, o trânsito era um problema urbano considerável. Ao longo das estradas, centenas de caravanas carregavam as mercadorias desde Portus-Ostia, com destino aos mercados e fóruns de Roma. Os produtos produzidos eram transportados desde a "Urbe" (Cidade) até aos portos. E os melhores "Mercatores" (Mercadores) eram aqueles que se moviam mais rapidamente por entre os engarrafamentos, fazendo o maior número de negócios ao longo da "Strada Romana".

OBJETIVO DO JOGO
Em Strada Romana, os jogadores competem pelo título de maior mercador de Roma. Para obterem esta distinção eles têm de gerir astutamente a navegação pela estrada, orientando as caravanas e obtendo os melhores negócios.

COMPONENTES
1 tabuleiro
10 caravanas
36 cubos
36 placas de "mercadoria"
10 cartas de caravana
20 moedas (amarelas)
20 pontos de vitória (pretos)
1 saco


PREPARAÇÃO DO JOGO
Coloca o tabuleiro no centro da mesa.
Coloca as 10 caravanas, aleatoriamente, nos quadrados iniciais: 5 no lado "Portus" e 5 no lado "Roma". As caravanas têm de estar viradas para a estrada. Coloca 6 placas de "mercadoria" (uma de cada cor), aleatoriamente, nos quadrados de área dedicados. As placas de "mercadoria" representam a procura dessa área. Coloca, aleatoriamente, um cubo em cada mercado ao longo da estrada Romana. Os cubos representam as mercadorias negociadas. Todos os restantes cubos e placas de "mercadoria" são mantidos no saco. Baralha as 10 "cartas de caravana". Remove uma delas e devolve-a à caixa, sem a veres. Mantém as restantes nove num baralho, com a face para baixo, ao lado do tabuleiro. Escolhe o jogador inicial aleatoriamente e segue no sentido horário. Todos os jogadores recebem moedas no início do jogo (à exceção do jogador inicial).

AS CARAVANAS
O Strada Romana joga-se movendo as caravanas de uma ponta do tabuleiro para a outra (a partir de Roma ou de Ostia-Portus). As regras para a sua utilização são as seguintes:

As caravanas movem-se, um quadrado de cada vez, sem mudar de direção.
Nunca pode haver mais que uma caravana num quadrado.
As caravanas não podem, por norma, atravessar um quadrado ocupado. Logo, uma caravana fica bloqueada quando encontra outra no quadrado à sua frente (independentemente da direção); apenas se pode mover se tiver autorização para usar Movimentos Especiais.
As pequenas linhas que ligam os quadrados mostram os movimentos permitidos às caravanas.
As caravanas não podem andar para trás.
As caravanas não podem andar lateralmente sem Movimentos Especiais.
MODO DE JOGAR
O objetivo do jogo é pontuar mais que os adversários e tornar-se o melhor Mercator de Roma.
Durante o seu turno, um jogador pode escolher de entre três opções:
A) Mover as caravanas (possivelmente recolhendo cubos e/ou placas de "mercadoria");
B) Recolher uma "carta de caravana" (apenas três vezes durante um jogo);
C) Passar e receber uma moeda.

A) Mover as caravanas
O jogador pode mover caravanas por 3 quadrados, dividindo os movimentos como preferir. Por exemplo, ele pode: mover uma caravana por 3 quadrados, mover uma caravana por 2 quadrados para Roma e outra caravana por 1 quadrado para Ostia-Portus, ou mover três caravanas por 1 quadrado.
O jogador tem sempre de usar os 3 quadrados de movimento, a não ser que o trânsito bloqueie o seu caminho. Neste caso, ele pode comprar um Movimento Especial (vê "Movimentos Especiais" abaixo).
Receber placas de "mercadoria"
Cada uma das seis áreas do mapa tem a sua placa de "mercadoria", que representa a procura de mercadorias nessa área, nesse momento do jogo.

Somente quando uma caravana termina o seu movimento num quadrado, pode o jogador receber imediatamente a placa de "mercadoria" da área a que pertence esse quadrado.

B) Recolher uma "Carta de Caravana"
O jogador pode pontuar adivinhando quais as 4 caravanas que chegarão primeiro ao seu destino. Para o fazer, ele recolhe o baralho de "cartas de caravana" e escolhe uma delas; de seguida, o baralho é devolvido ao seu lugar.

As "cartas de caravana" são sempre mantidas com a face para baixo (os outros jogadores podem saber quantas o jogador tem, mas não quais). Cada jogador apenas pode ter, no máximo, três "cartas de caravana" (que não podem ser descartadas).

C) Passar
Quando um jogador decide passar ele recebe uma moeda e o seu turno termina. Se ele tiver 5 moedas, ele tem de as trocar por um 1 Ponto de Vitória.

PONTUAÇÃO
As pontuações são calculadas com base em:
Pontos de Vitória
"Cartas de Caravana" dos jogadores
Contratos

O vencedor do jogo é aquele que tiver maior pontuação.
Se dois ou mais jogadores empatarem, o vencedor é aquele que tiver mais moedas. Se ainda existir um empate, o jogador que jogou em último perde.
Consulta todas as regras deste jogo no livro de regras, traduzido em português, que disponibilizámos abaixo.


ANÁLISE AO JOGO

GERAL
Este é um daqueles “pequenos” jogos que gostamos de ter. Pode não trazer a maior competição como os grandes de estratégia ou imensa ação como os jogos de guerra mas, é simples, e na sua simplicidade permite uma experiência de entretenimento rápido, que evita a competição cega, é, na falta de melhor palavra, um jogo casual.

ABRIR A CAIXA
A caixa do Strada Romana não passa despercebida, não é de grandes dimensões mas a sua aparência é curiosa e incita à descoberta, ou talvez a componente história mexe um pouco connosco, qualquer que seja a razão, este jogo cativou-nos. Ao abrir a tampa podemos encontrar o tabuleiro, as regras e uma série de componentes num centro comum, sem divisórias, o que não surpreende. Os componentes podem ser arrumados em saquinhos ou no saco preto, mas sugere-se a separação por saco de pelo menos as cartas e os cubos, para facilitar a montagem do jogo. De resto, nada a apontar, a caixa é resistente e arruma-se facilmente.

FACILIDADE DE MONTAGEM
Este é um jogo de montagem rápida… mesmo rápida. Abre-se o tabuleiro e colocam-se as caravanas de cada lado (com a orientação correta – ver livro de regras traduzidas pelo dreamwithboardgames abaixo), um cubo em cada espaço para os cubos e uma placa em cada espaço das placas, baralham-se as cartas, dão-se moedas e… está pronto. A rapidez com que este jogo é organizado e jogado é interessante, podendo o mesmo ser jogado facilmente em viagem ou num café.

COMPONENTES
Os componentes são simples e fazem o que é necessário. No caso das cartas, impressas em cartão resistente e montadas nos suportes, funcionam… podiam ser mais elaboradas mas tendo em conta a dimensão do jogo considerámos que são apropriadas. Os cubos e placas são de madeira, coloridos e fáceis de arrumar. O tabuleiro é também resistente e não tivemos nada a apontar, a não ser a possibilidade de o mesmo ter mais dobras para permitir uma caixa mais pequena e mais fácil de arrumar.

ASPETO/GRAFISMO
Temos de assinalar a forma como o jogo consegue, através do seu aspeto, fazer com que o jogador se insira na temática sem nunca se esquecer de que está perante uma representação abstrata de uma situação regular. Para organizar o tabuleiro, temos espaços ligados por linhas, facilmente identificados e distinguíveis do que existe apenas para “enfeitar”. Apreciámos também o facto que as caravanas não são todas iguais, o que mostra cuidado na construção do jogo. Quanto aos cubos e placas, as suas cores representam mercadorias específicas que gostaríamos de ver impressas nos mesmos, mas pesando custos de produção do jogo e a necessidade deste pormenor, compreendemos a simplicidade da codificação por cor simples.

JOGABILIDADE
O Strada Romana tem um objetivo simples, levar as caravanas de uma ponta para a outra (de Roma para Ostia-Portus ou vice-versa). Em cada turno, o jogador pode mover entre uma a três caravanas, podendo no total fazer três movimentos. Esses movimentos estão condicionados pelos trajetos no tabuleiro, e presença de outras caravanas. Para resolver esse “condicionamento”, o jogador pode gastar moedas que tenha obtido anteriormente em movimentos especiais, que lhe permitem contorcer as regras do jogo. À medida que o jogador avança vai poder recolher as placas (que atuam como encomendas ou contratos) e cubos (que são as mercadorias). No final do jogo, as combinações de placas e cubos valem pontos de vitória e portanto é essencial criar o maior número possível destas combinações. Embora não seja um jogo rico em estratégia (a sorte é também um ponto fundamental, dado que os cubos e placas são colocados aleatoriamente), é essencial uma resposta pensada às jogadas do adversário e, tendo em conta que também se pode pontuar acertando quais as caravanas que alcançam primeiro a meta, um certo planeamento do que se fará no próximo turno…

COMPLEXIDADE DAS REGRAS
Como já referimos este é um jogo simples e fácil de jogar. O manual explica bem tudo o que é necessário e dificilmente surgirão dúvidas. É portanto ideal para jogadores casuais ou crianças.  

REJOGABILIDADE
O único aspeto variável deste jogo é a disposição inicial dos cubos e a componente aleatória da substituição dos mesmos, logo, não existem muitas variações à fórmula original. Não considerámos isto relevante, dada a natureza casual do jogo mas uma ou outra forma de fazer variar os mecanismos seria bem-vinda.

TEMÁTICA
Este é um dos pontos altos deste jogo pois apreciámos sempre um jogo onde se notam as influências históricas. O Strada Romana faz um bom trabalho ao transportar-nos para a estrada dos mercadores, através das ilustrações e dos pormenores do tabuleiro. Ideal para fãs da romanização.

CONCLUSÃO

Rematando, o Strada Romana é um jogo simples, que não complica muito mas que pode requerer alguma atenção dos jogadores mais competitivos. Uma experiência interessante para quando não há muito tempo ou muito espaço e recomendada para dois jogadores.
  

Tema/Objectivo









8
Mecânica/Regras









6
Componentes/Artwork









7
Jogabilidade/Interacção









6
Estratégia/Dificuldade









6
Duração/Diversão









7
Originalidade/Criatividade









7
Preparação/Começar a jogar









9
Caixa do jogo/Apresentação









7
Preço/Vale o Dinheiro









6
Apreciação Global6,9


dreamwithboardgames
Walter ObertBlackrock Editions
Comprar o JogoBoardGameGeek



Paulo Santos
Diogo Silva
Diogo Silva
Maria Constança Silva

Sem comentários: